metropoles.com

Médicos do Hospital de Ceilândia denunciam estado crítico da unidade

Segundo carta escrita pelos profissionais de saúde, pacientes correm risco devido à falta de insumos básicos e à escassez de mão de obra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Hospital Regional da Ceilândia
1 de 1 Hospital Regional da Ceilândia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Médicos do Hospital Regional de Ceilândia escreveram uma carta à diretoria da unidade de saúde, para expor a insatisfação com as condições de trabalho e atendimento. Segundo os profissionais do hospital localizado na maior cidade do DF, “medidas consideradas fundamentais para prestar bom atendimento” não estão sendo cumpridas.

Diante dos relatos que incluem a falta de equipamentos básicos (como luvas, máscaras e capotes), o excesso de trabalho, a escassez de mão de obra, e a superlotação do HRC, os profissionais alertam que a vida dos pacientes está em risco.

“Considerando o cenário atual, entendemos que a situação é crítica, estamos expostos a erros devido à sobrecarga de trabalho, pacientes podem ter assistência prejudicada e entendemos que não podemos ficar sem cobrar uma contrapartida da gestão”, ressaltaram os médicos que assinam o documento.

Eles alegam que, segundo o Código de Ética Médica, o profissional precisa ter boas condições de trabalho para atender aos doentes.

Confira trecho: 

Carta de médicos do HRC

Pedidos

Após expor uma série de problemas, os médicos pedem para aumentar o número de plantonistas: “Sugerimos a contratação imediata de novos médicos. Devido à alta demanda, pacientes internados, inclusive em ventilação mecânica, têm ficado mais de 48h sem nova evolução e prescrição”, ressaltam, no documento.

Adicionalmente, pedem o fornecimento de material básico e de insumos para procedimentos invasivos, como intubação, e solicitam que sejam criadas instalações adequadas para pacientes que precisam de oxigênio.

Leia o documento na íntegra: 

Médicos denunciam situação … by Metropoles

Outro lado

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (15/4), o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, afirmou que a pasta está tomando providências para mudar a situação relatada pelos médicos. O titular da pasta distrital disse que serão contratados servidores aposentados e que há R$ 30 milhões disponíveis para a contratação temporária de profissionais da saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?