metropoles.com

Médicos do DF suspendem greve por uma semana

Medida é válida até a próxima sexta-feira (27/9), ou até quando o GDF apresentar resposta às reivindicações. Paralisação já durava 18 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Integrantes do SindMédico chegam de EPI em UPA de Ceilândia
1 de 1 Integrantes do SindMédico chegam de EPI em UPA de Ceilândia - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Após assembleia nessa sexta-feira (20/9), os médicos da rede pública do Distrito Federal decidiram suspender a paralisação que já durava 18 dias e voltar ao trabalho. A medida, no entanto, é válida por uma semana.

O Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) reitera que o estado de greve está mantido. Na próxima sexta-feira (27/9), os profissionais se reunirão novamente para decidir se farão nova paralisação ou seguirão trabalhando.

O SindMédico-DF decidiu suspender a paralisação após a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, prometer que apresentaria resposta às reivindicações do grupo caso os profissionais voltassem a trabalhar. A reunião da próxima sexta-feira pode ser antecipada, afirma o Sindicato, caso a contraproposta chegue com antecedência.

“É um voto de confiança. Caso o GDF não nos apresente nada, a disposição dos médicos reunidos em assembleia foi de retomar e ampliar a paralisação”, informa o presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho.

A paralisação começou em 3 de setembro. Nesse período, os médicos se reuniram diversas vezes entre si e junto às autoridades do DF. O SindMédico pede aumento salarial, concurso público para preencher postos de trabalho vagos e reformulação do plano de carreira.

Os profissionais também pedem que o candidato melhor classificado nos certames possa escolher a região ou a unidade de saúde onde irá trabalhar. A classe busca ainda a contratação de motoristas para que as equipes de Saúde da Família e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) realizem as visitas domiciliares; compra de equipamentos para realização de procedimentos urgentes nas unidades básicas de saúde (UBS); adequação de sistemas e formulários eletrônicos para celeridade nos atendimentos; entre outras questões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?