metropoles.com

Médico suspeito de destruir provas é preso em nova fase da Mr. Hyde

O ortopedista Fabiano Duarte Dutra acabou detido nesta sexta-feira (21/10) por queimar documentos que poderiam ajudar nas investigações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou a terceira fase da Operação Mr. Hyde. Um médico suspeito de destruir provas que poderiam ajudar nas investigações foi preso nas primeiras horas desta sexta-feira (21/10). A Justiça determinou que a prisão seja preventiva (sem data para expirar).

O ortopedista Fabiano Duarte Dutra foi detido na residência dele, na Asa Sul. Além do Hospital Home, na L2 Sul, onde o médico tinha um consultório, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do suspeito.

Segundo os investigadores, Fabiano Dutra colocou fogo em documentos que poderiam ajudar no trabalho investigativo, logo após a deflagração da segunda fase da Mr. Hyde, em 6 de outubro. Não se sabe o teor do material. Mas a atitude do ortopedista fez com que o Ministério Público pedisse a prisão preventiva dele.

Além do Hospital Home, o médico trabalha na Secretaria de Saúde, como coordenador-técnico de Ortopedia. A sede do órgão, que fica no fim da Asa Norte, foi um dos alvos da nova fase da operação. A sala onde o ortopedista trabalha foi vasculhada pela polícia durante a manhã. Os agentes levaram diversos materiais e computadores.

4 imagens
Operação Mr. Hyde foi deflagrada em 2016
1 de 4

2 de 4

Operação Mr. Hyde foi deflagrada em 2016

Michael Melo/Metrópoles
3 de 4

Michael Melo/Metrópoles
4 de 4

Michael Melo/Metrópoles

Fabiano foi levado para a Divisão Especial de Repressão ao Crime Organizado (Deco), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), mas, durante a oitiva, permaneceu em silêncio. A sua exoneração deve ser publicada no Diário Oficial do DF ou nesta sexta (21), por meio de edição extra, ou no sábado (22).

O outro lado
Em nota, o Hospital Home informou que segue colaborando com as investigações do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) e da Polícia Civil, fornecendo documentos e esclarecimentos solicitados. Garantiu, ainda, que não tem qualquer relação com os fatos apontados na terceira fase da Mr. Hyde.

Em relação à detenção de Fabiano, o Home disse que a direção do hospital foi surpreendida com a informação e, sem saber mais detalhes acerca dos motivos da prisão, aguardará o avanço das investigações para se pronunciar a respeito.

A Secretaria de Saúde garantiu que o servidor será imediatamente exonerado do cargo de coordenador de Ortopedia da rede. Ressaltou que a ação teve colaboração dos gestores da pasta.

Também foram apreendidos nesta sexta novos dados do cirurgião Rondinelly Rosa Ribeiro, envolvido na primeira fase da operação. Os acessos dos dois profissionais aos sistemas de informática foram imediatamente bloqueados pela secretaria, ainda de acordo com informações da pasta.

A secretaria reforçou que, até o momento, não há qualquer indício de práticas ilegais constatadas pela operação na rede pública de saúde. “Se algum tipo de irregularidade for constatado por parte de qualquer servidor, todas as providências serão tomadas por parte da Secretaria de Saúde”, diz a nota.

Memória
A Mr. Hyde investiga a chamada Máfia das Próteses, que envolve um esquema de médicos, hospitais e empresas de próteses e órteses. Entre outros crimes, o grupo é acusado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e pela Polícia Civil de fazer cirurgias desnecessárias com o objetivo de obter lucros exorbitantes.

Os investigadores desarticularam o esquema em 1º de setembro deste ano. Nesse dia, foram presos 13 suspeitos, entre médicos e pessoas relacionadas à empresa TM Medical, que fornecia equipamentos superfaturados e até mesmo com validade vencida para as cirurgias. Pelo menos 60 pacientes foram alvos da organização criminosa, segundo os investigadores. (Colaborou Kelly Almeida)

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?