metropoles.com

Médico que denunciou possível surto de infecções defende investigação

Endocrinologista Flávio Cadegiani divulgou nota em que diz ter ficado impressionado com a repercussão do caso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
racionamento barragem água
1 de 1 racionamento barragem água - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Após a repercussão em volta da denúncia de um possível surto de infecções intestinais feita pelo endocrinologista Flávio Cadegiani, o médico divulgou nota e se disse impressionado com a proporção que o caso tomou. “Eu jamais imaginei a repercussão do caso. Porém, foi muito interessante porque pudemos todos notar que na verdade o possível surto (só pode ser confirmado pelas vias “oficiais” e “estatísticas” – embora eu acredite piamente na sua existência) está acontecendo em todo o DF”, diz no texto.

Na nota, Cadegiani afirma acreditar que a qualidade da água fornecida pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) esteja sendo mantida “dentro dos padrões mais rigorosos” e que a estatal é “motivo de orgulho” para Brasília. No entanto, defende que a situação seja apurada pelas autoridades.

Confira o texto na íntegra abaixo:

Pessoal, primeiramente estou soltando essa nota por considerar justo o que irei colocar, e não por qualquer outro motivo.

Seguinte:

1. Nunca podemos esquecer que a CAESB foi e é um grande motivo de orgulho para Brasília. Temos a melhor qualidade de água do Brasil. Contudo, vivemos uma situação de exceção – uma não, duas – a do racionamento e a da captação de água do Paranoá – cuja culpa não é da CAESB, até onde eu sei. Mesmo assim, o controle de água deve estar se mantendo dentro dos parâmetros mais rigorosos (estou escrevendo isso porque eu acredito, e não por fazer uma média com o pessoal da CAESB).

2. Eu jamais imaginei a repercussão do caso. Porém, foi muito interessante porque pudemos todos notar que na verdade o possível surto (só pode ser confirmado pelas vias “oficiais” e “estatísticas” – embora eu acredite piamente na sua existência) está acontecendo em todo o DF, o que faz enfraquecer a hipótese de a água do Paranoá ser a causa, pois só abastece algumas regiões – as mais centrais. Como ficou nítido pelas redes sociais e por colegas que trabalham em pronto-atendimento de todo o DF, esse surto é provável e deve ser investigado quanto à fonte. Tenho certeza que a Secretaria de Saúde junto a quem precisar irá realizar um excelente trabalho.

3. Enquanto isso, para evitar problemas principalmente com a população mais fragilizada (idosos, imunossuprimidos, etc), eu recomendo atenção máxima quanto aos cuidados de higiene, e evitar contato com pessoas com os sintomas. São recomendações bem generalizadas, até esclarecer o que de fato está provavelmente acontecendo.

4. De novo, quem me conhece sabe que estou sem tempo algum de tentar causar tumulto – e de verdade, só quis alertar para algo que eu mesmo me assustei pelo número de pessoas tendo o mesmo problema ao mesmo tempo. Peço desculpas se alguém interpretou de forma diferente.

Que se resolva da melhor forma possível, e que todos fiquem bem!

Surto
O caso ganhou maior repercussão após matéria do Metrópoles publicada nesta segunda-feira (18/12). A publicação trouxe a denúncia feita pelo endocrinologista em uma rede social, na qual afirma ter atendido 50 pacientes com sintomas de infecção intestinal. O médico Flávio Cadegiani também levantou a possibilidade de o problema ser causado pela água captada do Lago Paranoá.

A Caesb negou a hipótese veementemente. Por meio de nota, a estatal informou que a água produzida e distribuída pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Lago Norte “é de excelente qualidade” e que o alerta do médico é “informação falsa, tendenciosa e prejudicial aos interesses da população”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?