Médico do Hran é investigado por apresentar atestado e operar em clínica particular
Secretaria de Saúde do DF apura a conduta do profissional. Em 27 e 28 de maio, ele disse no Hran estar doente, mas trabalhou na área privada
atualizado
Compartilhar notícia
Um médico do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) apresentou atestado para não trabalhar na rede pública de saúde, mas é suspeito de ter realizado cirurgias em clínica particular na mesma data em que deveria estar de repouso.
O caso começou a ser investigado pela Secretaria de Saúde do DF, após denúncia feita por meio do sistema interno do GDF.
Segundo consta em documentos obtidos pelo Metrópoles, o oftalmologista Fabrício Tadeu Borges apresentou pedido de afastamento nos dias 27 e 28 de maio, ao alegar estar incapacitado para desempenhar as funções. O atestado foi protocolado no mesmo dia da primeira falta, o que não possibilitou à rede remanejar substituto.
Assim, os pacientes da rede pública de saúde que tinham atendimento para as duas datas foram desmarcados.
Nas duas datas, no entanto, Fabrício Tadeu consta como o responsável por cinco procedimentos nos mesmos dias no CBV Hospital Oftalmológico, localizado na 613 Sul. É possível checar o nome dele e dos pacientes porque o CBV é hospital credenciado na rede pública e opera pacientes do SUS, mesmo sendo clínica privada.
O Metrópoles ligou no número da clínica disponibilizado no site, mas não conseguiu falar com o médico. O espaço permanece aberto.
Em apuração
A Secretaria de Saúde confirmou à reportagem ter recebido a denúncia e encaminhado o caso à Unidade Setorial de Corregedoria (Uscor), que está analisando a situação.
“Após apuração, oferecida ampla defesa e contraditório, se constatada má-fé do servidor, ele estará sujeito às penalidades previstas na Lei Complementar nº 840/11, Regime Jurídico dos servidores públicos civis do Distrito Federal, das autarquias e das fundações públicas distritais”, disse a secretaria ao Metrópoles por meio de nota.
A pasta ressaltou que não pode responder pelas eventuais atividades dos servidores em seus afastamentos legais.