Médico da Saúde do DF é um dos presos em atos terroristas
O médico Frederico Rosario Fusco Pessoa de Oliveira consta como um dos presos, em Brasília, pela tentativa de instaurar um golpe de Estado
atualizado
Compartilhar notícia
O médico Frederico Rosario Fusco Pessoa de Oliveira, 60, é um dos participantes nos atos terroristas e da depredação nas sedes dos Três Poderes, no último domingo (8/1). Ele consta como um dos presos em Brasília na lista da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF). Até quarta (11/1), a Seape calcula que 1.187 detidos ingressaram no sistema prisional do DF.
Segundo dados do portal da Transparência do GDF, Pessoa recebe R$ 28.157,22 brutos pela especialização em clínica médica. Apesar de ter ingressado na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em 1989, o profissional está cedido para o Tribunal de Contas do DF (TCDF) desde 1998.
De acordo com a Corte, ele ocupa uma função de confiança (FC3) e possui remuneração de R$ 4.446,56 pelo órgão.
Nas redes sociais, o médico compartilhou diversas postagens bolsonaristas nas últimas semanas e bloqueou o perfil após o contato da reportagem.
Procurada, a defesa do médico informou que irá se pronunciar apenas nos autos do processo.
O que diz a Saúde e o TCDF
Procurada, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) informou, por meio de nota, que a Controladoria-Geral do DF abriu processo investigativo preliminar para apurar possível participação de servidores do GDF em atos de invasão e depredação de patrimônios públicos, ocorrido no dia 8 de janeiro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A pasta acrescentou, ainda, que irá responsabilizar os servidores civis, em exercício, que forem identificados como tendo participado ou contribuído em condutas irregulares.
Procurado, o TCDF informou, através de nota, que ainda não foi notificado oficialmente sobre a prisão de Frederico e que tomará as providências cabíveis tão logo isso ocorra.