metropoles.com

“Me sinto 50% mais seguro”, diz homem sem comorbidade vacinado aos 58 anos no DF

Vacinação de pessoas da faixa etária começou nesta terça-feira (8/6), após o remanejamento de doses de outros grupos prioritários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Vacinação no Parque da Cidade para pessoas com 59 anos
1 de 1 Vacinação no Parque da Cidade para pessoas com 59 anos - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Moradores do Distrito Federal com 58 anos, sem comorbidades, começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta terça-feira (8/6).

O agendamento para esse público começou às 17h dessa segunda-feira (7/6). De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a inclusão da nova faixa etária foi possível graças ao remanejamento de doses restantes de grupos prioritários contemplados anteriormente e que, por algum motivo, não buscaram a vacinação.

Dados da Codeplan estimam que aproximadamente 28 mil pessoas nessa faixa etária vivem no DF, e cerca de 20 mil indivíduos estariam aptos a vacinar. Os demais já teriam sido imunizados em grupos prioritários.

As pessoas que agendarem e não comparecerem para receber a vacina em até cinco dias após a data marcada perdem a prioridade na imunização caso não tenham justificativa.

No Estacionamento 13 do Parque da Cidade, a aplicação de doses foi iniciada às 9h20. No local, apesar de haver fila, a vacinação está rápida.

Apesar da liberação de doses para pessoas com 58 anos, nesta manhã, não havia muitas pessoas com a idade, na fila do posto de vacinação do Parque da Cidade.

Davi Leandro Di Pietro, 58, recebeu a imunização nesta manhã. Ele não teve problemas para realizar o agendamento. Leandro chegou ao local por volta das 9h e tomou a primeira dose da AstraZeneca. “Estou muito feliz. Não tive problemas para agendar. Cheguei no horário marcado e, como está muito organizado, vou ficar na fila rapidamente. Esperei um ano e meio por isso. Me sinto 50% mais seguro. Agora, é só aguardar agosto para completar 100%”, pontuou.

Podem ser imunizados profissionais da educação com nome na lista, rodoviários indicados pelo sindicato, pessoas com comorbidades agendadas, população com 58 e 59 anos sem comorbidades que tenham agendado previamente, público com 60 anos ou mais (sem agendamento).

Ivani Vicente da Silva, 46 anos, é profissional da Educação, trabalha em creche e estava com o nome na lista. Ela chegou ao local às 6h20 e ficou na fila até às 9h30 para vacinar-se.

“Está muito organizado. Esperamos cerca de três horas pelo horário de abertura do posto. Valeu a pena. Esse era o meu maior desejo desde o início da pandemia. Estou feliz. A segunda dose ficou para agosto. Agora é só esperar”, disse Ivani.

Saiba como as vacinas atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?