metropoles.com

Maus-tratos: CLDF proíbe tatuagens e piercings em animais

Segundo projeto aprovado em 2º turno, prática passa a infringir a lei. Proposta segue para análise do governador Ibaneis Rocha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gui Prímola / Metrópoles
Porco tatuado
1 de 1 Porco tatuado - Foto: Gui Prímola / Metrópoles

A Câmara Legislativa (CLDF) proibiu a colocação de tatuagens e piercings em animais no Distrito Federal, nesta terça-feira (30/3).

O Projeto de Lei 1.372, de 2020, apresentado pelo deputado distrital Daniel Donizet (PL), classifica a colocação de tatuagens e piercings em animais com fins estéticos como maus-tratos.

O projeto foi aprovado em 2º turno nesta tarde. Agora, segue para a análise do governador Ibaneis Rocha (MDB), podendo ser sancionado ou vetado. Se a proposta receber sanção, quem submeter os animais a essas práticas poderá ser penalizado e até preso.

“Constantemente, aparecem notícias e fotos na internet de animais com tatuagens e piercings permanentes. Porcos, gatos e cachorros de pelo curto têm sido alvo de tatuadores e tutores que exibem seus animais como uma ‘tela viva’. Isso não é arte e sim maus-tratos. E não posso permitir que tal absurdo aconteça aqui no DF”, argumentou Donizet.

Segundo o distrital, os cidadãos têm livre arbítrio e a liberdade prevista na Constituição Federal para decidir fazer uma tatuagem em si. Mas essa condição não se aplica aos animais.

Para o distrital, infringir dor e sofrimento a um animal é crueldade. Além de imoral, a prática está em rota de colisão com a Constituição. Infratores podem ser presos, conforme o art. 32 da Lei 9.605, de 1998, a Lei de Crimes Ambientais.

De acordo com o parlamentar, os animais tatuados também podem sofrer reações alérgicas à tinta e ao material utilizado na tatuagem, infecções, cicatrizes, queimaduras e irritações crônicas.

“Animal não é propriedade de ninguém. Animal é um ser vivo que, assim como nós, seres humanos, sente dor, fome, sede, frio e merece respeito. Pets não podem ser submetidos a dor apenas para satisfazer o desejo e as preferências estéticas do tutor. Isso é maus-tratos!”, argumentou.

Maus-tratos

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) recebeu 1.038 denúncias de maus-tratos a animais domésticos, entre 1º de janeiro e 3 março de 2021.

O crime é o segundo maior registrado no Disque-Denúncia da corporação. Somou 4.036 registros, nos primeiros 62 dias deste ano. Denúncias podem ser feitas pelo telefone pelo 197 ou pelo site da PCDF.

Legislação

No DF, a principal norma que pune a prática de maus-tratos a animais é a Lei Distrital nº4.060, de 2007. A legislação apresenta 26 práticas de maus-tratos.

Veja alguns exemplos:

  • Atos de abuso ou crueldade em qualquer animal
  • Manter animais em lugares anti-higiênicos
  • Obrigá-los a trabalhos excessivos
  • Golpear, ferir ou mutilar os animais domésticos
  • Abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado
  • Promover lutas entre animais da mesma espécie

Em 2020,  governador Ibaneis Rocha sancionou leis para reforçar as punições no DF. Por exemplo, o agressor passou a ser responsável pelas despesas médico-veterinárias na recuperação do animal, inclusive em atropelamentos. A coleira antilatido com impulso eletrônico e as rinhas de animais foram proibidas no DF.

Neste ano, o governo sancionou lei que proibiu manter animais presos em correntes ou assemelhados que prejudiquem sua saúde e seu bem-estar. Além disso, condomínios passaram a ser obrigados a comunicar maus-tratos a animais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?