metropoles.com

Matrículas? Créditos? UnB tira dúvidas de alunos na volta das aulas remotas

Universidade divulgou novo calendário para retomada das aulas no modelo a distância, mas ainda define regras do semestre letivo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
UnB
1 de 1 UnB - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A volta das aulas a distância deixou os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) com dúvidas. Muitos alunos desconhecem quais serão as regras para as matrículas nas salas de aula digitais. Em entrevista ao Metrópoles, o vice-reitor e presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), Enrique Huelva, buscou esclarecer os questionamentos.

Quem estava matriculado na disciplina no primeiro semestre de 2020, antes da suspensão das atividades pela pandemia, não precisa refazer o processo.

A UnB vai suspender as aulas práticas e de campo que oferecem risco de infecção e ou que não possam ser ministradas no modelo remoto.

Os laboratórios de ensino ficarão de portas fechadas. “Os que são voltados à pesquisa, no entanto, continuam abertos, pois estão voltados ao estudo do coronavírus“, esclareceu.

Aproveitando o espaço gerado pela suspensão de disciplinas, os cursos poderão ofertar novas aulas. Neste caso, os alunos devem solicitar ingresso entre 3 e 10 de agosto.

Aulas suspensas

No caso das disciplinas suspensas, não serão exigidas reposição de créditos. “O aluno pode ficar apenas com as aulas teóricas que sobraram ou complementar com nova matrícula”, comentou.

De acordo com o vice-reitor, os ajustes nas matrículas serão feitos no Sigaa, o sistema da UnB; por solicitação à coordenação do curso, por telefone ou e-mail.

A UnB lançou um edital de inclusão para garantir a conexão de alunos carentes. Os prazos serão estendidos para garantir o acesso desse público. Até essa quinta-feira (16/7), mais de 1.6 mil pessoas haviam solicitado adesão.

Adaptação

Estudantes também estão com dúvidas sobre a fase de adaptação, entre 17 de agosto e 4 de setembro. Segundo Huelva, 30% dos professores da UnB precisam de capacitação para o ensino remoto. O Centro de Educação a Distância está atendendo a este grupo e a outros docentes.

Caso alguma turma não consiga se adaptar, este período poderá ser ampliado e a UnB vai disponibilizar ajuda técnica para viabilizar as aulas virtuais. “O semestre esta garantido”, afirmou.

Propostas de flexibilização

Nas próximas reuniões do Cepe, a universidade vai analisar a administração do semestre remoto. Neste sentindo, serão apreciadas propostas de flexibilização da gestão acadêmica. Serão votadas propostas como a revisão de carga horária mínima.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?