metropoles.com

Mateus piora, Justiça intima GDF de novo, mas bebê não é operado

“Pela decisão, o governo tem até amanhã (segunda) para dar um retorno sobre a cirurgia. Talvez Mateus não tenha esse tempo”, diz mãe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
mateus
1 de 1 mateus - Foto: Arquivo pessoal

O estado de saúde de Mateus piorou. Os rins do recém-nascido já não funcionam. Apesar de a Justiça já ter determinado a cirurgia cardíaca, o menino não foi operado. Continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) respirando com a ajuda de aparelhos e sob fortes medicações.

Mateus tem uma malformação cardíaca. Nesse sábado (26/5), saiu mais uma decisão judicial para que o governo tome as providências necessárias o mais rapidamente possível. A juíza plantonista da 8ª Vara da Fazenda Pública do DF, Márcia Regina Araujo Lima, mandou o GDF transferir o bebê para uma UTI especializada pública ou particular para que ofereça o suporte necessário, incluindo a cirurgia no coração. A multa diária estabelecida em caso de descumprimento é de R$ 10 mil.

 

Decisão judicial

Na manhã deste domingo (27), os médicos informaram à mãe de Mateus, Larissa Ferreira da Silva, 21 anos, que tiveram de aumentar a adrenalina e prescrever mais medicamentos. O caso é considerado gravíssimo. O Hospital de Sobradinho não tem especialista para operar o menino.

Mateus aguarda para ser transferido há mais de uma semana para o o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). No começo da tarde deste domingo, a reportagem questionou o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) sobre a situação dramática do pequeno. O chefe do Executivo se esquivou e informou que o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, se pronunciaria, após o anúncio de que as aulas da rede pública serão suspensas nesta segunda (28).

Fonseca afirmou que acompanha o caso pessoalmente e que Mateus é o primeiro da fila para cirurgia no Instituto de Cardiologia. “Sabemos da gravidade. A nossa expectativa é de que a vaga [em UTI] apareça ainda hoje [domingo]”, disse.

Doação
Enquanto isso, Larissa luta de todas as formas pela vida de seu caçula. Agora, ela tenta, com ajuda do Metrópoles, arrecadar R$ 100 mil para pagar o tratamento do filho na rede privada. Após a publicação da reportagem nesse sábado (26), a família de Mateus passou a receber doações e muitas mensagens de carinho e fé. “São tantas que ainda não consegui responder todas, mas o retorno tem sido muito bom”, disse a jovem, moradora de Planaltina.

Mateus nasceu no dia 17 de maio e precisa de um cateterismo e cirurgia de urgência. O defensor público que representa a família conseguiu uma primeira ordem judicial obrigando o DF a providenciar o transferência para o ICDF ou arcar com os custos na rede privada. Quase 10 dias depois, o recém-nascido segue internado na UTI do hospital se Sobradinho.

“Ele está muito inchado e pálido. A cada dia que passa, a situação fica mais complicada e os riscos aumentam. Pela decisão judicial, o governo tem até amanhã [segunda] para dar um retorno sobre a cirurgia. Talvez Mateus não tenha esse tempo”, desabafou a mãe.

3 imagens
Mateus nasceu no dia 17 de maio
Os rins do recém-nascido pararam de funcionar ainda no Hospital de São Sebastião
1 de 3

Aguardou duas semanas por transferência

Arquivo pessoal
2 de 3

Mateus nasceu no dia 17 de maio

Arquivo pessoal
3 de 3

Os rins do recém-nascido pararam de funcionar ainda no Hospital de São Sebastião

Arquivo pessoal

Além do recém-nascido, Larissa é mãe de um menino de 2 anos e precisa se revezar no cuidado do filho mais velho e acompanhar o caçula na UTI. Ela está desempregada e não consegue arcar com os custos da cirurgia em um hospital particular.

Nos primeiros momentos de vida, Mateus não apresentou os sintomas que hoje complicam o estado de saúde dele. O menino chorou ao nascer, estava corado e conseguiu mamar. Também não tinha problemas em fazer as necessidades fisiológicas.


Ajude Mateus

As doações podem ser feitas diretamente na conta ou pelo telefone da mãe de Mateus.
Beneficiária: Larissa Ferreira da Silva
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0973 013
Conta Poupança: 00083082-0
Contato: (61) 99678-4369

 

Colaborou de Isadora Teixeira

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?