metropoles.com

Material escolar fica 10% mais caro no DF. Saiba como economizar

Reajustes começaram em setembro e devem sem aplicados pelas papelarias e livrarias até o começo de 2017

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Jabur/Agência Brasília
cartão material escolar
1 de 1 cartão material escolar - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Os pais precisam preparar o bolso para o início do próximo ano letivo. Além do reajuste de até 15% das mensalidades em colégios particulares, o material escolar vai encarecer. A estimativa é que a lista pedida pelas instituições de ensino tenha reajuste de até 10%, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livraria do Distrito Federal (Sindipel).

O presidente do Sindipel, José Aparecido da Costa Freire, diz que a correção sobre o preço do material escolar depende de vários fatores, entre eles, a inflação. “Também são levados em consideração o reajuste salarial e o preço dos produtos. A cadeia vem de cima para baixo. Quando a indústria compra a matéria-prima, o reajuste é passado para o produto.”

Os aumentos nos preços começaram em setembro, logo após o lançamento da coleção de volta às aulas feito em uma feira escolar em São Paulo. O Sindipel afirma que os estabelecimentos estão aplicando os aumentos de forma individual.

Os livros, segundo José Aparecido Freire, serão os vilões, mais uma vez. “Muitas vezes, os pais reclamam das listas enormes, mas os livros são os produtos mais caros dos materiais pedidos. Os outros itens não chegam nem a 1/3 do total”, explica o presidente do sindicato.


Ordem é planejar
Os pais devem ficar bem atentos, pois as despesas com material vêm acompanhadas de outras comuns no fim de ano, como presentes de Natal, viagens, matrícula escolar, IPVA e IPTU, por exemplo. Portanto, a ordem é planejar bem os gastos para não entrar o ano com a corda no pescoço.

A educadora financeira Teresinha Rocha, da DSOP, diz que os pais devem, primeiro, analisar o que restou do ano anterior para saber o que pode ser reaproveitado, como mochilas, uniformes etc. Depois, podem se juntar para conseguir bons descontos nas livrarias e papelarias. Comprar livros usados e pesquisar item a item podem ajudar a economizar bastante.

Outra dica importante: ao sair às compras, converse com as crianças antes. “Elas precisam saber o limite da família.  Essa conversa é fundamental. Não podem ter um único sonho da vida realizado. Têm de economizar para realizar outros sonhos”, pontua Teresinha Rocha.

O ideal é poupar e comprar à vista para conseguir os melhores descontos. Mas se isso não for possível, escolha as prestações que cabem no seu orçamento. “O bolso dos pais não pode ser estrangulado por juros”, reforça Teresinha. A última dica da especialista é que as escolas e os pais pratiquem a educação de filhos e alunos desde cedo. “A ajuda é fabulosa”, assegura.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?