Máscaras continuam obrigatórias nas salas de embarque do Aeroporto JK
O item de proteção também deve ser usado dentro das aeronaves. GDF retirou exigência de máscaras em locais fechados nesta quinta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
A Inframerica, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Brasília, informou, na tarde desta quinta-feira (10/3), que o uso de máscaras continua sendo obrigatório na sala de embarque do terminal. A exigência segue determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autoridade responsável por regular as normas sanitárias nos terminais aéreos brasileiros.
Nesta quinta-feira (10/3), o governador o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambiente fechado. A exigência do item de proteção já estava suspensa em espaços abertos.
A nota técnica da Anvisa prevê que os passageiros e funcionários que acessarem as áreas restritas do aeroporto devem utilizar máscaras. A mesma regra continua válida também para dentro das aeronaves.
Entretanto, nas áreas públicas do Aeroporto de Brasília (saguões de check-in, embarque e desembarque de acesso público, Praça Pick Up, estacionamento, piso de serviços e demais áreas de acesso livre) não é obrigatória a utilização da máscara.
Os passageiros que embarcarem no terminal aéreo serão orientados pelos vigilantes sobre a obrigatoriedade do uso das máscaras nas salas de espera para o voo. Caso o passageiro se recuse a utilizar, um agente da Anvisa será acionado.
Decisão do GDF
Em inauguração do berçário do Buriti nesta quinta, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a desobrigação do uso de máscaras em ambientes fechados.
“As pessoas têm que se prevenir. Quem quiser continuar usando máscaras, que continue usando. Não é obrigatória a retirada de máscaras. Ainda existe a Covid. Nós vamos ter que aproveitar este momento com responsabilidade”, anunciou Ibaneis.
Em seguida, o chefe do Executivo local confirmou a decisão também no seu perfil do Twitter.
A partir de hoje (10), o uso de máscaras deixa de ser obrigatório também em ambientes fechados no DF. O avanço na vacinação contra covid-19 e a queda no número de casos foram essenciais para a medida. Destaco que estamos abrindo mais leitos adulto e pediátrico.
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) March 10, 2022
De acordo com Ibaneis, chegou o momento da retomada da vida normal. “A cidade voltar a crescer. Nós passamos um momento de grande dificuldade em dois anos de pandemia, e agora vem uma guerra que vai causar muitas incertezas nos cenários mundial e nacional”, completa.