metropoles.com

Marília Mendonça: laudo traz recomendações para evitar outros acidentes aéreos

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos propôs implementação de medidas de segurança para prevenir futuras ocorrências

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Vilela / Getty Images
Peritos encontram 2º motor de avião em que morreu Marília Mendonça
1 de 1 Peritos encontram 2º motor de avião em que morreu Marília Mendonça - Foto: Pedro Vilela / Getty Images

O relatório final das investigações do acidente aéreo que causou a morte da cantora Marília Mendonça e de outras quatro pessoas, em novembro de 2021, em Minas Gerais, traz uma série de recomendações de segurança, válidas para todo o país, com intenção de prevenir futuras ocorrências aeronáuticas.

O documento divulgado na noite dessa segunda-feira (15/5) determina que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em coordenação com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), estabeleça requisitos de sinalização de redes de transmissão e de distribuição nos arredores de aeródromos, em destaque aqueles situados em regiões com relevo acidentado.

Em novembro de 2021, Vitória Medeiros, filha de Geraldo Martins de Medeiros Júnior, 56 anos, piloto que conduzia o avião com a cantora, disse que processaria a Cemig, responsável pela torre de distribuição que teve o cabo atingido pela aeronave, no município de Caratinga.

De acordo com o relatório, o cabo se apresentava camuflado em meio à vegetação do local. A falta de sinalização, portanto, foi um fator preponderante para o acidente.

Veja o que diz o relatório final do acidente que matou Marília Mendonça

Ao Decea, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) – órgão responsável pela elaboração do laudo – recomendou também que sejam realizadas gestões junto à Cemig no intuito de sinalizar, em caráter excepcional, a linha de transmissão no trecho correspondente ao prolongamento da pista 02 do Aeródromo de Caratinga, local onde ocorreu o acidente em Caratinga.

As informações da ocorrência aeronáutica do Cenipa detalham que as investigações “não buscam o estabelecimento de culpa ou de responsabilidade, tampouco se dispõem a comprovar qualquer causa provável de um acidente”.

O objetivo do relatório é elaborar hipóteses que permitam entender “as circunstâncias que podem ter culminado na ocorrência e, dessa maneira, propõem a implementação de medidas por meio de recomendações de segurança”.

Gerenciamento de risco

À Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o centro de investigação recomendou a divulgação dos ensinamentos colhidos no laudo técnico, “a fim de promover o incremento da cultura de Segurança Operacional e o gerenciamento do risco”, destaca o documento.

Por fim, o Cenipa sugere à agência que realize gestões junto ao Decea, no sentido de harmonizar os requisitos naquilo que diz respeito à instalação de auxílios de navegação, dispositivos externos à aeronave que ajudam na determinação de posição ou de direção segura.

Carta de aproximação visual

Com o intuito de elevar a consciência situacional dos pilotos que operam no Aeródromo de Caratinga, o
Decea editou uma carta de aproximação visual, com entrada em vigor em desde 20 de abril, a qual eleva a altitude de
tráfego do aeródromo para 3.300 pés e alerta quanto aos riscos de afastamento além de 1,5 nanômetros da cabeceira de aproximação.

“Com esse detalhamento do perfil de tráfego em SNCT [Aeródromo de Caratinga], espera-se que ocorra uma maior separação das aeronaves em relação ao terreno e em relação a outras aeronaves em procedimento de pouso naquele aeródromo”, pontou o relatório.

O acidente

Marília Mendonça morreu em um acidente aéreo em 5 de novembro de 2021, aos 26 anos. A cantora, acompanhada do produtor Henrique Ribeiro e do tio Abicieli Silveira Dias Filho, embarcou em um táxi aéreo em Goiânia com destino a Caratinga, no interior de Minas Gerais, onde tinha um show agendado.

O avião, um bimotor Beech Aircraft fabricado em 1984, caiu na zona rural de Piedade de Caratinga, cidade vizinha ao destino, poucos quilômetros antes do aeroporto onde faria o pouso.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?