metropoles.com

Marco Fiscal: presidente do TCDF oficia Lira contra mudanças no Fundo Constitucional

O conselheiro Márcio Michel encaminhou ao presidente da Câmara um texto expressando preocupação com a aprovação do marco fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Conselheiro Márcio Michel, eleito presidente do TCDF no biênio 2023-2024. Na imagem ele aparece sentado em mesa do Tribunal, diante de computador com toga, terno e gravata - Metrópoles
1 de 1 Conselheiro Márcio Michel, eleito presidente do TCDF no biênio 2023-2024. Na imagem ele aparece sentado em mesa do Tribunal, diante de computador com toga, terno e gravata - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), o conselheiro Márcio Michel, encaminhou um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, (PP-AL) expressando preocupação com a possível aprovação do novo marco fiscal.

O texto do relator, deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), estabelece um limite de 2,5% no crescimento anual dos repasses do governo federal para alguns fundos, como o Fundo Constitucional do DF (FCDF).

No ofício, encaminhado nesta terça-feira (23/5), o presidente do TCDF ressaltou que, por abrigar a capital do país, o DF tem responsabilidades específicas, como por exemplo, a recepção de autoridades estrangeiras e de organismos internacionais; a segurança dos prédios dos três poderes da República, dos prédios públicos federais, das embaixadas e residências oficiais.

“O DF é responsável, ainda, pela prestação de serviços às representações diplomáticas de outros países, entre outras particularidades da sede federal”.

Segundo o ofício, a possível redução nos repasses da União para o DF poderia afetar a manutenção desses serviços, bem como a efetiva prestação de serviços de saúde, educação e segurança à população do DF e entorno, custeados em parte pelo FCDF.

Entenda

Políticos do DF acreditam que a capital da República será prejudicada se houver inclusão do fundo no teto de despesas para os próximos anos, limitado a 2,5%.

Criado para custear serviços essenciais na capital do país, que abriga as sedes dos Três Poderes e representantes diplomáticos de outros países, o FCDF é de extrema importância para a manutenção do DF, porque representa 40% do orçamento local.

Em 2023, o orçamento do DF é de R$ 57,36 bilhões, dos quais R$ 22,97 bilhões são oriundos do FCDF.

Nesta terça-feira, parlamentares reuniram-se com Lira a fim de pleitear uma mudança no texto do relator. Porém, o presidente da Casa mostrou-se resistente e pediu novos cálculos sobre o impacto que o novo regime fiscal teria sobre o DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?