metropoles.com

Marcha das Margaridas: veja como fica o trânsito na Esplanada

Esplanada dos Ministérios será fechada a partir das 23h45 desta terça-feira (15/8) para realização da Marcha das Margaridas

atualizado

Compartilhar notícia

Marcha das Margaridas. Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles
Marcha das Margaridas. Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles
1 de 1 Marcha das Margaridas. Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles - Foto: Marcha das Margaridas. Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

Nesta terça (15/8) e na quarta-feira (16/8), o Distrito Federal receberá a 7ª edição da Marcha das Margaridas. O evento, que reúne mulheres trabalhadoras rurais em busca de visibilidade, reconhecimento social e político, terá impacto no trânsito da capital federal. A Esplanada dos Ministérios estará fechada a partir das 23h45 desta terça.

O fechamento da Esplanada dos Ministérios será nos dois sentidos (S1 e N1), na altura da Catedral Metropolitana (L2).

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) será a responsável pelas alterações. A estimativa da organização é reunir mais de 100 mil participantes.

A programação começa nesta terça-feira (15), com uma sessão solene no Senado Federal a partir das 9h. Às 14h, está prevista a chegada das primeiras delegações, e se encerra com uma passeata na quarta-feira (16), saindo do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, local em que as participantes da marcha ficarão acampadas, até o Congresso Nacional.

Haverá pontos de bloqueio na área central da cidade, a partir das 7h de quarta.  “Na quarta, está prevista a saída às 7h do Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade; elas descerão em duas faixas, e uma terceira faixa será utilizada pela PMDF como faixa de segurança”, explica o comandante de Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã de Oliveira.

“A PM fará todo o acompanhamento até a Esplanada e na concentração no Teatro Nacional.”

mapa da área central de brasília
PMDF será responsável pelo trânsito durante o evento

Na Esplanada, os participantes se deslocarão até a Avenida José Sarney, onde serão instaladas estruturas provisórias – palco, banheiros químicos, camarins, geradores -, a cargo da organização do evento. No decorrer da marcha, o trânsito será fechado em alguns pontos das vias para garantir a chegada dos manifestantes. Não será permitido o acesso à Praça dos Três Poderes.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP), a liberação das vias para o trânsito de veículos ocorrerá após avaliação técnica.

Transporte coletivo

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), não haverá alteração na programação dos ônibus. Eles circularão com tabela de dia útil e seguirão nas vias autorizadas para deslocamento alternativo, devido ao fechamento da Esplanada, seguindo as orientações das autoridades de trânsito.

Recomendações

Aos manifestantes e demais participantes da marcha, é vedada a utilização de instrumentos capazes de produzir lesões corporais e danos ao patrimônio por parte dos participantes do evento, como mastros de bandeiras em material de cano PVC, material metálico, madeiras ou assemelhados a estes, garrafas e utensílios de vidro, facas, canivetes e objetos pontiagudos, mesmo que para uso doméstico.

Durante a marcha, é recomendado o uso de roupas confortáveis, filtros solares e produtos para hidratação corporal.

Saúde

Representantes da Secretaria de Saúde do DF (SES) estarão presentes com o espaço Educar & Cuidar da Saúde, na área interna e externa do Pavilhão de Exposição. O local oferecerá conversas, práticas integrativas e fitoterápicas, práticas populares de cuidado e um espaço clínico de atenção à saúde, com um ambulatório. O atendimento funcionará das 8h às 12h e das 14h às 19h.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?