metropoles.com

Marcha contra o aborto reúne cerca de 1,5 mil pessoas na Esplanada

Grupo se concentrou no Museu da República e partiu em direção ao Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PMDF/Divulgação
Manifestação contra aborto
1 de 1 Manifestação contra aborto - Foto: PMDF/Divulgação

Cerca de 1,5 mil manifestantes participaram da 10ª Marcha Nacional pela Vida Contra o Aborto, na tarde desta terça-feira (30/5), na Esplanada dos Ministérios, segundo estimativas da Polícia Militar. O grupo se concentrou a partir das 14h no Museu da República e seguiu pela Via S1 do Eixo Monumental até o gramado central do Congresso Nacional, onde fez o protesto.

De acordo com a PM, duas faixas da via foram fechadas durante o trajeto, mas, por volta das 16h, o trânsito já estava totalmente liberado. Caravanas de outros estados vieram à capital para participar da manifestação, organizada pelo movimento Brasil sem Aborto.

O grupo se opõe principalmente a ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e preveem a descriminalização do aborto em casos de grávidas infectadas pelo vírus zika e até a 12ª semana de gestação. Pede também a aprovação do Projeto de Lei nº 478/2007, conhecido como o Estatuto do Nascituro, que está sob avaliação na Câmara dos Deputados.

O evento contou com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Federação Espírita Brasileira (FEB), do Fórum Nacional de Ação Social e Política (Fenasp) e do grupo Adira – Cidadania e Vida.

De acordo com a presidente do Movimento Brasil sem Aborto, Lenise Garcia, o tema da marcha deste ano foi “Toda vida é especial”. “Queremos a aprovação do Estatuto [do Nascituro], que garante às crianças o direito de nascer”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?