Maquete histórica de Brasília, feita em 1988, é recuperada após o 8/1
Espaço Lucio Costa ficou 64 dias fechado em razão dos atos de vandalismo durante o ataque às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
Fechado desde 8 de janeiro, em razão dos atos de vandalismo, o Espaço Lucio Costa reabriu as portas nesta terça-feira (14/3) depois de ficar 64 dias sem funcionamento. A maquete do Plano Piloto em papel, construída em 1988, foi recuperada em quase sua totalidade.
A peça homenageia o idealizador da capital federal, mas ainda contém estilhaços de vidro em locais que não podem ser alcançados sem risco de danos à peça.
Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a limpeza da maquete não pôde ser feita com equipamentos de sucção porque estes poderiam danificar o delicado trabalho.
Desse modo, os restauradores utilizaram pinças e escovas durante o processo de recuperação da obras. Novas portas de vidro também foram confeccionadas em função da completa destruição das anteriores. O custo total ficou em R$ 39.494,78.
O Espaço Lucio Costa integra o Centro Cultural Três Poderes e era a última unidade que ainda se encontrava fechada. O complexo é composto, além do local, pelo Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade), o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves e o Espaço Oscar Niemeyer.