metropoles.com

Manifestantes pedem afastamento de deputados envolvidos na Drácon

Grupo protestou em frente ao Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) e pediu agilidade da Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
1 de 1 Divulgação - Foto: null

Na tarde desta segunda-feira (12/12), manifestantes estiveram na porta do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) para protestar. Mais uma vez, pediram que os magistrados afastem os deputados envolvidos na Operação Drácon, deflagrada pelo Ministério Público em agosto deste ano.

Com cartazes criticando a Câmara Legislativa do DF e cobrando rapidez no julgamento dos envolvidos, o grupo exigiu que a Operação Drácon não “termine em pizza”. “Nós clamamos aos juízes para que esses deputados que prejudicaram nossa saúde, nossa cidade, paguem pelo que fizeram”, disse a promotora de eventos Janaína Braga, uma das manifestantes.

Operação Drácon

A Operação Drácon investiga a suposta cobrança de propina por cinco distritais – Celina Leão (PPS), Cristiano Araújo (PSD), Raimundo Ribeiro (PPS), Julio Cesar (PRB) e Bispo Renato (PR) – em troca de destinação de emendas parlamentares. Todos foram denunciados pelo MPDFT por corrupção passiva, mas só Celina Leão, então presidente da Câmara Legislativa, segue afastada do cargo.

A denúncia partiu da deputada Liliane Roriz (PTB), que teria começado a grampear os colegas no fim do ano passado, quando os parlamentares decidiam sobre o que fazer com uma sobra orçamentária da Casa. Em um primeiro momento, os recursos seriam destinados ao GDF para custear reformas nas escolas públicas.

De última hora, no entanto, o texto do projeto de lei foi modificado e o dinheiro – R$ 30 milhões de um total de R$ 31 milhões – realocado para a Saúde. O valor foi destinado ao pagamento de serviços vencidos em UTIs da rede pública.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?