metropoles.com

Manifestantes contrários à PEC do Teto se reúnem na Esplanada

Área foi interditada nas primeiras horas desta terça-feira (13/12). Durante a revista, máscaras, vinagre e bolas de gude foram apreendidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Protesto
1 de 1 Protesto - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Cerca de 1.000 manifestantes estão reunidos na Esplanada dos Ministérios para protestar contra a PEC do Teto, aprovada no Senado nesta terça-feira (13/12). De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), policiais militares iniciaram as revistas pessoais logo no começo da manhã e aproximadamente 100 máscaras foram apreendidas, além de vinagre (usado para cortar o efeito das bombas de efeito moral) e bolas de gude.

Três pessoas foram presas durante a revista. Elas foram conduzidas para a 5ª Delegacia de Polícia (área central). Duas delas vieram de Uberlândia-MG e portavam máscaras com carvão ativado e bolas de gude. Elas foram assistidas por advogado, assinaram termo circunstanciado e, em seguida, foram liberadas. A terceira pessoa detida estava com pequena quantidade de droga e foi liberada.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o reforço nas revistas possibilitou o recolhimento de diversos objetos cortantes e inflamáveis, como um pequeno botijão de gás, galão de combustível, canivete e máscaras.

“É importante explicar que as apreensões são feitas para garantir uma manifestação pacífica. O procedimento adotado pelos policiais tem o objetivo de garantir a integridade física dos próprios manifestantes que vão à Esplanada dos Ministérios com intuito de expressar suas ideias de forma legítima, dos profissionais de imprensa e de segurança pública. Também é uma medida para preservar os patrimônios público e privado”, explicou a pasta em nota.

Trânsito
Os dois sentidos do Eixo Monumental estão fechados a partir da Rodoviária e só serão liberados para o trânsito de veículos duas horas após o término da manifestação popular, o que deve ocorrer ao fim da votação do segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição 55, que estabelece um limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

Os manifestantes poderão ocupar apenas o gramado central da Esplanada. Nas vias S1 e N1, ficarão viaturas e profissionais de segurança pública.

Ainda segundo a SSP, dois movimentos populares comunicaram à pasta o interesse em realizar protestos: a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas). Apenas este último informou que a expectativa de público é cerca de duas mil pessoas até o fim do dia.

 

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?