metropoles.com

Manifestações complicarão o trânsito no centro de Brasília nesta terça

Na Esplanada estão marcados atos de servidores, estudantes e professores contra a reforma da Previdência. Indígenas também fazem protesto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
protesto
1 de 1 protesto - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) prepara esquema de segurança e trânsito especiais para receber manifestações nesta terça (13/08/2019) e na quarta-feira (14/08/2019).

O primeiro ato é organizado por servidores públicos, trabalhadores e estudantes contra a reforma da Previdência e deve complicar o trânsito no Eixo Monumental. Previsto para começar às 9h desta terça, o protesto irá se concentrar em frente ao Museu Nacional.

Segundo o diretor do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) Samuel Fernandes, o objetivo é fazer um protesto maior do que o de maio, que contou com manifestações em ao menos 170 cidades. Somente na capital do país, havia 6 mil pessoas.

“Nós queremos reunir estudantes, professores e trabalhadores de todo o Brasil. Queremos fazer um grande ato contra cortes na educação e retrocessos deste governo, como a Previdência e os ataques à democracia. Vamos também lutar para revogar a Emenda nº 95 [teto dos gastos]”, argumentou.

No mesmo dia está prevista, ainda, concentração para a 1ª Marcha das Mulheres Indígenas, marcada para as 8h, no gramado entre a Funarte e o Clube do Choro. A previsão da SSP-DF é que os manifestantes sigam pela S1, do acampamento até a Alameda das Bandeiras, a partir das 9h. Em decorrência dos atos, as três faixas do Eixo Monumental próximas ao canteiro central estarão bloqueadas para o trânsito de veículos.

Os indígenas irão até a frente do Congresso Nacional. A previsão de retorno ao acampamento é às 12h. A partir desse horário, as três faixas da via N1 próximas ao canteiro central, entre a Alameda das Bandeiras e a Funarte, estarão bloqueadas para veículos. As pistas serão desbloqueadas após a passagem das manifestações.

Já nesta quarta-feira (14/08/2019), a partir das 8h, ocorrerá a Marcha das Margaridas, no Pavilhão do Parque da Cidade, local destinado para o acampamento das participantes. O grupo seguirá por dentro do parque até o Eixo Monumental, onde serão ocupadas até quatro faixas próximas ao canteiro central.

Antes de chegarem às pistas, por onde caminharão até a Alameda das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional, elas atravessarão o Eixo Monumental. Nesse momento, todas as seis faixas da via N1 estarão bloqueadas e o trânsito será desviado para o Setor de Indústrias Gráficas (SIG). (Com informações da SSP-DF)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?