Mandante de assassinato de pastor chega ao DF após ser preso no Piauí
O religioso foi assassinado no momento em orava, de joelhos, na manhã de 4 de outubro, dentro de uma igreja na QS 11, no Areal, Águas Claras
atualizado
Compartilhar notícia
O homem apontado como sendo o mandante do assassinato do pastor Francisco Antônio dos Santos Marques, 35 anos, desembarcou no Distrito Federal trazido sob custódia por Investigadores da 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul), nesta quarta-feira (25/11).
A prisão ocorreu na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, nessa terça (24/11). O religioso foi assassinado no momento em orava, de joelhos, na manhã de 4 de outubro, dentro de uma igreja na QS 11, no Areal, em Águas Claras.
O suspeito está preso na carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e deverá ser transferido até o final da semana para o Centro de Detenção Provisória (CDP), no complexo penitenciário da Papuda.
De acordo com fontes policiais ouvidas pelo Metrópoles, o mandante do crime tinha o desejo de matar Francisco. O pastor teria assassinado o filho do suspeito, em agosto de 2018. Desde então, era procurado pela polícia.
Segundo as investigações, o mandante teria oferecido uma recompensa ao executor do crime, também preso pela PCDF. O valor, até hoje, nunca foi revelado.
Em 13 de outubro, os policiais prenderam o homem acusado de matar o pastor Francisco. O jovem, de 18 anos, foi detido com a arma do crime, na região conhecida como Fazendinha, no Itapoã.
O pastor foi atingido pelas costas, no momento em que estava de joelhos, em oração, quando o autor entrou na igreja e abriu fogo contra o religioso. Uma mulher que participava da celebração também foi baleada, mas sobreviveu. O suspeito confessou o crime, mas não contou aos policiais o que teria motivado a execução.
Câmeras de segurança de uma escola próximo ao templo mostram o suspeito entrando no templo armado e fugindo logo em seguida. O pastor Francisco Marques estava foragido da Justiça desde 23 de agosto de 2018. Ele era acusado de cometer um homicídio na cidade piauiense.
Drogas
Durante a prisão do suspeito de ter cometido o crime, os policiais também encontraram cerca de 300 gramas de maconha, quatro balanças eletrônicas de precisão e vestimentas utilizadas pelo autor quando do cometimento do crime.
“Além da imputação e homicídio, o suspeito responderá por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A rápida investigação realizada pela Seção de Investigação de Crimes Violentos da 21ª DP, e a ação conjunta com todas as demais seções foram fundamentais para esclarecer e capturar o autor do grave delito cometido”, afirmou o delegado-chefe da unidade, Luiz Alexandre Gratão.