metropoles.com

Mandante de assassinato de pastor chega ao DF após ser preso no Piauí

O religioso foi assassinado no momento em orava, de joelhos, na manhã de 4 de outubro, dentro de uma igreja na QS 11, no Areal, Águas Claras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Francisco Antônio dos Santos Marques, pastor morto durante culto no DF
1 de 1 Francisco Antônio dos Santos Marques, pastor morto durante culto no DF - Foto: Reprodução

O homem apontado como sendo o mandante do assassinato do pastor Francisco Antônio dos Santos Marques, 35 anos, desembarcou no Distrito Federal trazido sob custódia por Investigadores da 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul), nesta quarta-feira (25/11).

A prisão ocorreu na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, nessa  terça (24/11). O religioso foi assassinado no momento em orava, de joelhos, na manhã de 4 de outubro, dentro de uma igreja na QS 11, no Areal, em Águas Claras.

O suspeito está preso na carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e deverá ser transferido até o final da semana para o Centro de Detenção Provisória (CDP), no complexo penitenciário da Papuda.

De acordo com fontes policiais ouvidas pelo Metrópoles, o mandante do crime tinha o desejo de matar Francisco. O pastor teria assassinado o filho do suspeito, em agosto de 2018. Desde então, era procurado pela polícia.

Segundo as investigações, o mandante teria oferecido uma recompensa ao executor do crime, também preso pela PCDF. O valor, até hoje, nunca foi revelado.

Em 13 de outubro, os policiais prenderam o homem acusado de matar o pastor Francisco. O jovem, de 18 anos, foi detido com a arma do crime, na região conhecida como Fazendinha, no Itapoã.

O pastor foi atingido pelas costas, no momento em que estava de joelhos, em oração, quando o autor entrou na igreja e abriu fogo contra o religioso. Uma mulher que participava da celebração também foi baleada, mas sobreviveu. O suspeito confessou o crime, mas não contou aos policiais o que teria motivado a execução.

Câmeras de segurança de uma escola próximo ao templo mostram o suspeito entrando no templo armado e fugindo logo em seguida. O pastor Francisco Marques estava foragido da Justiça desde 23 de agosto de 2018. Ele era acusado de cometer um homicídio na cidade piauiense.

5 imagens
1 de 5

Reprodução
2 de 5

3 de 5

4 de 5

5 de 5

Drogas

Durante a prisão do suspeito de ter cometido o crime, os policiais também encontraram cerca de 300 gramas de maconha, quatro balanças eletrônicas de precisão e vestimentas utilizadas pelo autor quando do cometimento do crime.

“Além da imputação e homicídio, o suspeito responderá por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A rápida investigação realizada pela Seção de Investigação de Crimes Violentos da 21ª DP, e a ação conjunta com todas as demais seções foram fundamentais para esclarecer e capturar o autor do grave delito cometido”, afirmou o delegado-chefe da unidade, Luiz Alexandre Gratão.

Veja vídeo do assassinato:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?