Mandado de Segurança contra Saúde do DF pede vacinação de dentistas da rede privada
O Conselho Regional de Odontologia protocolou documento nesta quinta-feira (4/2) pedindo imunização dos profissionais do setor
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF) impetrou mandado de segurança para garantir vacinação dos profissionais na rede privada. O documento contra a Secretaria de Saúde foi protocolado nesta quinta-feira (4/2), no Tribunal Regional da 1ª Região.
O objetivo da medida é garantir a imunização contra a Covid-19 também para dentistas e assistentes que trabalham em clínicas privadas.
O CRO entende que os profissionais fazem parte da primeira fase de vacinação no DF, que incluiu, trabalhadores da rede pública em todos os níveis de atenção à saúde, trabalhadores dos hospitais privados, conveniados, filantrópicos, universitário e militares, entre outros.
Segundo o CRO, profissionais de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam públicos e privados, como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.
Assim, o entendimento é que os da odontologia e seus respectivos técnicos e auxiliares se enquadram na definição e estão entre aqueles que exercem ocupações de saúde sujeitas ao contágio.
A Secretaria de Saúde informou que os dentistas serão imunizados tão logo os idosos e os profissionais da linha de frente da pasta sejam imunizados.