“Mal parava em pé”, diz testemunha sobre motorista bêbado que jogou carro com três crianças em lagoa
Testemunha que pescava em lagoa no momento do acidente disse que todos os adultos do carro estavam embriagados. Três crianças morreram
atualizado
Compartilhar notícia
O motorista que jogou o carro com três crianças na Lagoa do Japonês, nesse sábado (29/7), estava tão bêbado que “mal parava em pé”. A informação consta no depoimento de Deuzimar Castro, 32 anos, que pescava no local e testemunhou o acidente. Na ocasião, morreram as três crianças, todas irmãs: Sarah Vitoria Barbosa, 1 ano; Henrique Gabriel Barbosa Maciel, 3; e Miguel Luis Barbosa Maciel, 4 anos de idade.
Raimundo Francisco da Silva, conhecido como Purga, era quem conduzia o veículo. Ele fugiu do local, mas foi encontrado em uma fazenda no Entorno do DF, em Goiás, e acabou preso em flagrante por homicídio qualificado, por ser contra menor de 14 anos.
Em depoimento à polícia, Deuzimar disse que estava pescando na Lagoa do Japonês quando ouviu um barulho de algo caindo na água. Na sequência, o pescador disse ter avistado um Gol dentro do espelho d’água. Ele disse, ainda, que ligou imediatamente para o Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) e correu até o ponto em que o veículo tinha caído.
Além das três crianças, dentro do Gol estavam a mãe das crianças, Silvania Antonia Barbosa, e a avó materna das vítimas, Maria Adva, 57. Apenas os adultos conseguiram sair do veículo e sobreviveram.
“(Deuzimar) percebeu que todos estavam embriagados e inclusive o homem mal parava em pé”, informa trecho do depoimento do pescador à Polícia Civil do DF (PCDF), que investiga o caso.
“Não estou bêbado”
Segundo consta no documento policial, antes da tragédia, Raimundo, Silvania e Maria beberam uma caixa de cerveja durante uma confraternização. O motorista, além disso, ingeriu dois litros da bebida, de acordo com depoimento de Maria Adva.
Os adultos conseguiram sair antes do carro afundar completamente, mas as crianças ficaram presas. Raimundo ainda conseguiu resgatar um dos meninos, mas não foi possível reanimá-lo.
No momento do acidente, os três adultos deixavam o local com as três crianças, quando Raimundo tentava manobrar o carro em uma área estreita. A mãe das crianças teria pedido para que saísse do carro com os filhos, mas o motorista teria insistido em realizar a manobra arriscada com o veículo lotado.
“Não! Poxa! Eu sou é motorista moço. Sou é motorista, não estou bêbado não. Eu dou conta”, teria dito Purga enquanto manobrava o Gol.
Em determinado momento, Purga teria se confundido e acionado a primeira marcha, em vez de engatar a ré. O carro, então, caiu de frente no lago. No momento exato em que o carro foi jogado na água, a criança mais velha, Miguel, de 4 anos, teria gritado: “Para! Para! Para!”. O motorista, então, teria falado para todos saírem do carro, mas não deu tempo.
Mais tarde, quando foi preso, o exame de bafômetro em Raimundo deu 0,36 mg/L de teor alcoólico.
Reconhecimento
Silvania e Maria moram na região rural de Cristalina (GO), no Entorno do DF. A mãe foi na tarde deste domingo (30/7) realizar o reconhecimento das vítimas no Instituto Médico Legal (IML) do DF.
O velório e enterro estão marcados para segunda-feira (31/7) em Cristalina. Silvania tem cinco filhos, sendo que os três mortos no lago moravam com ela e a avó materna.
A mãe das crianças mortas ainda tem outros dois filhos, do sexo masculino, que moram com a avó paterna. O pai e o avô paterno das crianças estão presos no sistema prisional desde antes do acidente e devem ser liberados para o velório.
Depois de ser preso, Raimundo foi acompanhado de um advogado e usou o direito constitucional de ficar em silêncio durante o interrogatório.
Em nota, o advogado de Raimundo Purga, Moisés Júnio, defendeu que seu cliente não tinha intenção de cometer o acidente e que ele prestou socorro às vístimas logo depois do carro cair na água. Além disso, segundo o advogado, o motorista teria ido em casa trocar de roupa para se apresentar.
Veja o vídeo, feito pelos bombeiros do DF, do momento do resgate de um dos corpos:
🚨 Três crianças morreram afogadas, na tarde deste sábado (29/7), após o carro em que estavam cair na Barragem da Lagoa do Japonês, próximo da DF-295, próximo à região do Paranoá e São Sebastião. pic.twitter.com/D6WaOTTKgg
— Metrópoles (@Metropoles) July 29, 2023