Mais sete são presos por esquema de desvio de merenda escolar no DF
Compradores, motoristas e ajudantes de empresa envolvida foram presos por revenda de alimentos da merenda para estabelecimentos particulares
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio de ação conjunta da 33ª DP (Santa Maria) e da 20ª DP (Gama), prendeu em flagrante, na tarde dessa segunda-feira (17/4), sete suspeitos de desviar merenda escolar da rede pública de ensino. Na mesma data, em Santa Maria, quatro “tias do lanche” haviam sido presas por crime semelhante, na região administrativa.
Na operação que resultou na prisão dos sete suspeitos, a investigação revelou que uma empresa com sede em Santa Maria ficava responsável por entregar carne para produção da merenda.
Os investigadores começaram a monitorar os três caminhões usados para transporte da carga após o dono da empresa receber reclamações das escolas sobre a quantidade de alimentos entregues.
Três motoristas e dois ajudantes deveriam fazer as rotas de entregas para escolas públicas de Ceilândia e, no fim do trajeto, voltar à sede da empresa, em Santa Maria.
A partir do monitoramento, os policiais identificaram desvios na rota e observaram que o grupo seguia em direção a estabelecimentos particulares. Lá, as caixas de carne eram vendidas por até R$ 5.
Os policiais abordaram os suspeitos no momento em que faziam entregas ilícitas a terceiros. Nesse momento, a PCDF apreendeu 48 caixas de proteína, com 18kg cada.
Entre os presos, havia três motoristas e dois ajudantes da empresa, além de dois clientes que receberiam os produtos.
Os envolvidos foram autuados pelo crime de peculato e associação criminosa, e os compradores devem responder por receptação simples, pois comprou o produto para uso próprio, e qualificada, porque pretendia revendê-lo no comércio.
A PCDF investiga um terceiro suspeito de receptação qualificada. Apesar de tratarem de crime semelhante, a operação e a investigação das “tias do lanche” são diferentes. Ao todo, a corporação prendeu 11 pessoas pelo esquema de desvio de merenda em Santa Maria.