Mais ágil, novo site da Câmara Legislativa do DF vai priorizar a transparência
Novo portal permitirá que a população acompanhe a tramitação de projetos e as informações financeiras da Casa
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara Legislativa (CLDF) lançará um novo site nesta quinta-feira (12/11). A proposta da Casa é reforçar a transparência e facilitar a navegação.
Segundo o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), a reformulação vai aprimorar a comunicação da Câmara Legislativa com a população e ampliar o espaço democrático de discussão e participação.
Do ponto de vista do vice-presidente do Legislativo local, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), o novo portal terá mais responsividade. Ou seja, vai adaptar o conteúdo ao aparelho e à plataforma do usuário.
“As pessoas vão chegar à informação com menos cliques possíveis”, afirmou Delmasso. Sintonizada com as redes sociais, a nova página vai facilitar o acompanhamento de projetos e audiências públicas.
Além disso, todas as informações financeiras da Casa estarão disponíveis para consulta. A mudança no site ocorre semanas antes da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara.
Futuro
Para um quarto da população do DF, a avaliação do desempenho do Legislativo local é ótima ou boa. Segundo pesquisa, contratada pela Câmara, 26,3% avaliam a Casa desta maneira. Outros 44,8% julgam regular, e 22,2%, como ruim ou péssimo. Os 7% restantes não têm avaliação.
Na leitura do deputado Jorge Vianna (Podemos), o investimento nas plataformas digitais é o futuro. “A população acompanha mais. Na audiência pública da volta às aulas, foram centenas de pessoas participando”, contou.
Sobre a avaliação positiva da Casa, Vianna atribuiu o bom desempenho à formação heterogênea dos parlamentares. “Temos representantes de todos os nichos da sociedade”, pontuou.
O primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Iolando (PSC), aprovou a reformulação do portal da Câmara Legislativa. “Com certeza, a nova ferramenta trará maiores condições de visibilidade sobre o andamento de todos os projetos apresentados pelos deputados. São informações indispensáveis para todos os cidadãos, de transparência e qualidade no parlamento”, afirmou o parlamentar.
* Com informações da Câmara Legislativa.