Maioria dos bolsonaristas levados para presídios do DF tem 52 anos; 36 são idosos
Perfil dos golpistas por faixa etária mostra média de idade de 48 anos. Há mais pessoas entre 65 e 73 anos do que até 25 anos
atualizado
Compartilhar notícia
O perfil dos presos em Brasília pela tentativa de instaurar um golpe de Estado em 8 de janeiro é composto principalmente por idosos e adultos mais velhos. A média de idade dos detidos é de 48,5 anos, mas chama a atenção o número de 36 pessoas acima dos 60.
A maioria dos detidos tem 52 anos de idade. Trinta e uma pessoas nascidas em 1970 foram transferidas para o Centro de Detenção Provisória II e à Penitenciária Feminina do Distrito Federal, a Colmeia. Quando comparados os mais velhos e os mais novos, a lista divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) expõe mais criminosos entre 65 e 73 anos do que até 25 anos.
Julio Cesar de Oliveira Ciscouto foi o detido mais velho. Ele nasceu em agosto de 1949 e tem 73 anos. No extremo oposto, Jamerson Cassimiro da Silva Alves, nascido em junho de 2004, tem apenas 18. Ele é uma das 10 pessoas com menos de 25 anos, que fazem parte da exceção ao perfil principal.
Outro recorte que chama atenção quando comparadas as faixas etárias é que apenas 6 pessoas presas por pedir o golpe eram adultas no ano de 1985, quando teve fim a ditadura militar brasileira. Ao todo, 64 dos detidos sequer tinham nascido quando o país viveu os anos mais sórdidos da história, mas protestavam com ideais semelhantes àqueles que causaram a ruptura democrática.
O levantamento analisou a lista dos 412 nomes divulgados pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, retirando 16 que estavam duplicados.