metropoles.com

Maioria das mulheres é chefe das famílias de baixa renda no DF

Segundo análise feita pela Codeplan, existe “uma significativa diferença entre homens e mulheres” em diversas áreas da cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Allane Moraes/Especial para o Metrópoles
2019AMDeck-brasil-16
1 de 1 2019AMDeck-brasil-16 - Foto: Allane Moraes/Especial para o Metrópoles

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) apresentou nesta sexta-feira (06/03) o estudo “As mulheres do Distrito Federal: desigualdade, inserção no mercado de trabalho e cuidados com a casa e a família”. Um dos dados mostra que elas são maioria entre os responsáveis pelo domicílio no grupo de renda baixa: 51,1%. Enquanto isso, no grupo de renda alta, as mulheres aparecem com menor proporção: 42,7%.

Nos números gerais, os homens se responsabilizam por 54,4% das casas do DF. E as regiões administrativas em que há maior percentual de mulheres responsáveis pelos domicílios são Paranoá (56,5%), Varjão (54,8%) e Taguatinga (54,6%). Confira o trabalho completo clicando aqui.

Confira o gráfico com a distribuição de responsáveis pelos domicílios, por sexo e grupo de renda:

Gráfico comparativo entre homens e mulheres em relação à responsabilidade da casa no DF
Gráfico comparativo entre homens e mulheres em relação à responsabilidade da casa no DF

A análise tomou por base os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2018. De acordo com a pesquisa, “pode-se observar que há, no DF, uma significativa diferença entre homens e mulheres, com relação à inserção no mercado de trabalho, às atividades domésticas desempenhadas, e à média de renda.

A diferença aparece mesmo que elas sejam a maioria da população na capital do país. São 1.504.068 mulheres, ou seja, 52% da população. Aparecem como maior parcela da comunidade em todas as faixas etárias a partir dos 25 anos — os homens lideram nas faixas etárias de até 24 anos.

Mas é no mercado de trabalho que a diferença aparece de forma brutal. No DF, 46,1% das mulheres com 14 anos ou mais estão trabalhando, enquanto 62,9% dos homens na mesma faixa etária aparecem. Números que se refletem em diversas áreas, inclusive na Presidência da República, conforme reportagem do MDados.

“Além da desigualdade de gênero, a análise por RAs [regiões administrativas], divididas em grupos de renda, permite observar grande desigualdade entre as mulheres de diferentes classes sociais“, aponta a análise. O trabalho da Codeplan tem como objetivo principal dar subsídios para o governo planejar políticas direcionadas às mulheres, “no que tange às desigualdades socioeconômicas e de gênero, à inserção no mercado de trabalho e aos cuidados com a casa e a família”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?