Mães lactantes do DF pedem prioridade em vacinação de Covid-19
O DF já iniciou a vacinação de grávidas e puérperas com doenças pré-existentes. O pedido é para quem amamenta crianças de até 2 anos
atualizado
Compartilhar notícia
As mães lactantes do Distrito Federal enviaram carta ao governador Ibaneis Rocha (MDB) pedindo a inclusão delas como prioridade na vacinação contra Covid-19. Segundo o documento, a imunização desse público, sem e com comorbidades é urgente, principalmente, pela vulnerabilidade dos bebês até 2 anos.
O DF, além do início da imunização de pessoas entre 50 e 54 anos com comorbidades, retomou, em 13 de maio, a vacinação de gestantes e puérperas com doenças pré-existentes.
As puérperas são mulheres em período de pós-parto, até 45 dias após o nascimento do bebê. Já o pedido das lactantes vai para mães com bebês de até 2 anos, que amamentam.
“Nosso país está entre os países com mais mortes de bebês por Covid-19 no mundo. Especialistas explicam que esse triste índice está associado ao número elevado de casos, além da falta de testagem, diagnóstico tardio e não possibilidade do uso de máscaras em menores de dois anos”, diz a carta.
Assim, as lactantes acreditam que, vacinadas, possibilitarão “uma geração de bebês com grau de proteção contra a Covid-19 e com a presença materna durante seu desenvolvimento”.
Leia documento na íntegra:
Carta Aberta Lactantes pela Vacina by Metropoles on Scribd