Mãe e filha dizem ter sofrido ataque homofóbico em shopping do DF
O suposto agressor achou que se tratava de um casal e teria xingado as mulheres antes de desferir um soco. Incidente ocorreu no Liberty Mall
atualizado
Compartilhar notícia
Uma moradora do Distrito Federal desabafou nas redes sociais sobre uma suposta agressão sofrida por ela e pela filha de 20 anos no shopping Liberty Mall, na Asa Norte, por causa de homofobia. O incidente teria ocorrido na última quinta-feira (28/9), logo após uma sessão de cinema. Na gravação, publicada na sexta (29), Solange Afonso, 47, afirmou que um homem as teria atacado por confundi-las com um casal homossexual.
No vídeo, a mulher narra que ele começou a agredi-las verbalmente. “Chamou a gente de cretinas, safadas, porque ele achou que éramos um casal gay”, relatou. Na sequência, Solange teria retrucado e chamado o suposto agressor de “moleque”.
A mulher conta que, após rebater os xingamentos, acionou seguranças do shopping para deterem o homem e, depois, todos foram à 5ª DP (Área Central). Segundo o relato, no meio da confusão, o suposto agressor teria dado um soco no rosto dela. Nas imagens, Solange aparece com machucado próximo a um dos olhos.“Gravei esse vídeo para dizer que isso tem que acabar. Não sou gay, mas me botei no lugar de todas as pessoas [homossexuais] que conheço e só querem viver, ser felizes e viver a vida delas”, justifica.
A mulher demonstra orgulho por ter reagido. “Minha filha tem 20 anos e nunca passou por um constrangimento desses. Só que eu me orgulho, porque mostrei para ela que temos que lutar, não temos que ficar calados”, declara. O vídeo alcançou centenas de milhares de compartilhamentos no Facebook. Porém, Solange apagou a publicação. Na noite desta segunda (2), contudo, ela agradeceu, em um post, o apoio de amigos e parentes.
A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP-DF) confirmou o boletim de ocorrência feito logo após o incidente, na 5ª DP. O homem, que não teve a identidade divulgada, assinou Termo de Compromisso de Comparecimento do Juizado Especial Criminal e foi liberado.
Confira nota emitida pela SSP-DF
“A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal informa que, de acordo com o boletim de ocorrência, no dia 28 de setembro, por volta de 23h, a Polícia Militar do Distrito Federal encaminhou à 5ª Delegacia de Polícia duas mulheres, de 47 e 20 anos, vítimas de injúria e lesão corporal, bem como o autor, um homem de 55 anos. O fato ocorreu no Shopping Liberty Mall, no Setor Comercial Norte. O homem foi autuado por injúria e lesão corporal. Ele assinou um Termo de Compromisso de Comparecimento do Juizado Especial Criminal e foi liberado.”
O Liberty Mall também se pronunciou sobre a confusão
A administração do Shopping Liberty Mall esclarece que registrou, no último dia 28 de setembro, uma ocorrência na qual a equipe de segurança foi acionada a fim de intermediar um mal-entendido entre clientes do cinema ao fim de uma das sessões. Prontamente, os seguranças atenderam ao chamado, buscando oferecer aos envolvidos todo apoio necessário.
O Liberty Mall opera buscando a qualidade na prestação de seus serviços e na segurança de seus clientes e reafirma que repudia todo e qualquer tipo de discriminação.”