metropoles.com

Mãe é acusada de racismo contra diretora: “Você é negra, não tem competência”

Mãe de estudante teria praticado crime de racismo, dizendo que diretora não tem capacidade de ocupar o cargo na escola por ser negra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Negra - Metrópoles
1 de 1 Negra - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Maria dos Santos Feitosa, 51 anos, é diretora da Escola Municipal Professor Joaquim Gilberto, em Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal. Na última semana, a mãe de uma estudante teria cometido o crime de racismo contra a educadora, dizendo que ela não teria capacidade de ocupar o cargo da diretoria por ser negra.

Maria é professora da escola há 15 anos, mas assumiu a direção do centro educacional em janeiro último. Ela conta que a mulher acusada de racismo foi convidada para uma reunião sobre o comportamento da filha.

Segundo a educadora, depois de uma conversa sobre a possibilidade de trocar a estudante de classe, a mãe disse: “Você (Maria) não tem competência pra ser diretora. Você é negra. Você só tem o cabelo liso porque ele é alisado de formol”.

Mesmo sendo alertada sobre as ofensas com teor racista, a mulher repetiu as palavras e falou que iria ligar para uma deputada para tirar a diretora do cargo. “Mais uma vez, pedi para ela parar porque senão eu ia ligar para polícia. Falei que ela estava me humilhando, dizia que aquilo era racismo, e ela continuou proferindo as mesmas palavras”, conta Feitosa.

A diretora relembra, ainda, que a mulher tentava se justificar, alegando que sua filha também era negra, mas tinha um tom de pele mais claro e um cabelo mais bonito. Depois da situação, Maria dos Santos fez um boletim de ocorrência contra a mãe.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com a mulher acusada de racismo. Não houve retorno até a publicação desta matéria. O espaço continua aberto para manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?