metropoles.com

Mãe de menina negra acusa creche de Samambaia de discriminação racial

A mulher diz que a professora da criança se negava a lavar o cabelo da filha, que pediu para não voltar às aulas. Polícia civil investiga

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
black African American race female hand touching knuckles with white Caucasian woman in multiracial diversity
1 de 1 black African American race female hand touching knuckles with white Caucasian woman in multiracial diversity - Foto: IStock

A mãe de uma menina negra, estudante na creche Caliandra, localizada na QS 312 em Samambaia Sul, diz que a filha sofria discriminação racial na instituição. Segundo Polyelle Conrado da Silva, uma das monitoras começou, neste ano, a se negar a lavar o cabelo da criança. A mulher acusa a direção da escola de não tomar providências.

A mãe conta que, em novembro passado, pediu à professora que lavasse o cabelo da menina apenas uma vez por semana, e não mais em dias alternados, como é usual na creche. Este ano, porém, Polyelle percebeu que a monitora passou a se negar a lavar o cabelo da menina.

Para ela, a filha foi vítima de discriminação racial, uma vez que a funcionária continua lavando o cabelo das outras crianças normalmente. Chateada, a menina pediu à mãe para não ir mais para a escola.

A diretora da instituição filantrópica, Edvanir Cosmo, rebate as acusações de Polyelle. Ela diz que a mãe da criança comunicou a escola na última terça-feira (21), mas, desde então, a família não retornou para saber o parecer da escola.

Edvanir destaca que Polyelle pediu, no ano passado, para não lavarem o cabelo da filha. A monitora, então, teria deduzido que era para manter o pedido da mãe. “Isso foi um mal-entendido, um erro de comunicação, e estamos dispostos a trabalhar da melhor forma possível”, respondeu. A funcionária acusada continua trabalhando no local.

O caso está sendo apurado pela delegacia da região, a 32ª DP. Os funcionários da escola vão depor na segunda-feira (27/3).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?