metropoles.com

Mãe de crianças mortas em incêndio: “Como isso foi acontecer?”

Romária Pereira perdeu filha de 2 anos e filho de 4, enterrado nesta quinta-feira, além do marido. Tragédia ocorreu no domingo, em Samambaia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Familiares chegam na administração do cemitério para o enterro do pequeno Adryan, terceira vítima do incêndio em Samambaia. Fotos Igo Estrela/Metrópoles
1 de 1 Familiares chegam na administração do cemitério para o enterro do pequeno Adryan, terceira vítima do incêndio em Samambaia. Fotos Igo Estrela/Metrópoles - Foto: null

Pelo terceiro dia seguido, a mãe de sete crianças, Romária Pereira da Silva, 31 anos, precisou acompanhar o enterro de mais um integrante da família vítima do incêndio que tomou conta de uma casa no conjunto 17 da QR 425 em Samambaia na noite de domingo (23/02/2020). Depois de Kyara Pereira, 2, e Daniel Lopes, 35, o menino Adryan Pereira, 4, foi sepultado nesta quinta-feira (27/02/2020).

Daniel era o companheiro de Romária. Kyara e Adrian, filhos dela. O garoto esteve internado no Hospital de Base até a manhã de quarta-feira (26/02/2020), quando não resistiu aos ferimentos causados pelo fogo. O corpo foi liberado pelo Instituto de Medicina Legal (IML) na tarde de quinta, e a família preferiu enterrá-lo no mesmo dia.

Antes de o caixão ser enterrado, Romária se agarrou à urna branca e chorou. Sem acreditar em mais uma perda, ela repetia: “Meu filho, meu filho”, perguntando “como isso foi acontecer”.

Entre as pessoas presentes na cerimônia de despedida, estavam as professoras de Adryan na creche em que ele passava o dia. “Ele gostava muito de história, principalmente do lobo mau. Era uma criança muito alegre”, conta Simara Silva, 38, uma das educadoras.

Conforme conta Simara, Adryan gostava muito de brincar com o cabelo dela e estava sempre feliz. “Ele era muito especial. Muito esperto para uma criança da idade dele”, lembra.

Miranildes Campelo, 49, também dava aulas para o menino e diz que ainda não há clima para a volta às aulas. “Iríamos recomeçar na próxima segunda, mas não tem como. O Adryan e a Kyara estudavam lá. Dois assim, não tem como… Ficou para o dia 9”, lamenta.

Roberta da Silva, 34, tia de Romária, era uma das mulheres da família que mais tinha contato com Adryan. Acostumada a recebê-lo em casa, ela diz que o garoto era muito carinhoso. “Passava muito amor. Eu falava para a Romária que ele era o filho mais lindo dela”, conta.

O que irá sobrar agora são as boas lembranças que Adryan deixou, ela diz. “Minha filha brincava muito com ele. Era muito meigo. Sempre que a gente chamava, vinha correndo.”

Para o tio de Romária, José André da Silva, 43, o último enterro será um marco para o futuro. “Creio que vai ser um recomeço. Tem que buscar forças para seguir em frente”, afirma.

6 imagens
1 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 6

5 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
Solidariedade na Administração

Servidores da Administração Regional de Samambaia começaram uma campanha, na quarta-feira, para arrecadar móveis, alimentos, roupas e brinquedos para a família que teve a casa incendiada no Conjunto 17 da QR 425 da cidade. O imóvel teve quatro cômodos totalmente queimados: sala, cozinha e dois quartos.

De acordo com o administrador de Samambaia, Gustavo Aires, a ação teve início após pedidos da própria população local de arrecadar bens para a família. “Algumas pessoas nos procuraram para ajudar os moradores [do imóvel queimado]. Com isso, começamos uma campanha junto à comunidade”, contou.

Segundo ele, os funcionários do local já receberam contato de moradores da cidade para recolherem doações de móveis e peças de vestuário. “Pegamos um termo de doação com a pessoa que está entregando, tudo dentro dos trâmites legais e, a partir daí, vamos catalogado o que temos para entregar para a família”, assinalou.

“Já recebemos cama, rack, televisão, geladeira. Temos até pessoas querendo doar material de construção, brinquedo, fralda para a criança pequena. A comunidade está bem participativa”, disse Aires.

Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com servidores que estão promovendo a campanha pelo número: (61) 99147-5814. As doações também podem ser feitas diretamente na administração local.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?