Mãe cria vaquinha para tentar salvar a visão do filho de 1 ano
O pequeno Rafael foi diagnosticado com catarata infantil e não pode ser tratado pelo SUS
atualizado
Compartilhar notícia
A mãe do pequeno Rafael Cerqueira, de 1 ano e 9 meses, está tentando o mais rapidamente possível salvar a visão do filho, diagnosticado com catarata infantil. O garoto corre o risco de ficar cego. Ellen Cerqueira, 31, desempregada, abriu uma vaquinha no mês de setembro para arrecadar o dinheiro necessário para bancar os procedimentos.
A catarata de Rafael está localizada na parte mais interna do olho, no cristalino e, atualmente, tem uma espessura de quatro milímetros. Ele foi diagnosticado ao ser levado no médico para investigar um estrabismo que apareceu quando ele tinha aproximadamente um ano e seis meses.
“A gente decidiu marcar uma consulta com o oftalmologista por conta do estrabismo. Pra nossa surpresa era a catarata. Eu nunca imaginaria que isso era possível porque eu nunca ouvi falar sobre”, conta a mãe.
Ellen conta que a doença tem atrapalhado as atividades escolares do filho, que já frequenta a creche. Ele está caindo com muita frequência e agora possui uma maior irritabilidade.
Quando Ellen descobriu que o Sistema Único de Saúde (SUS) não realiza o tipo de procedimento que Rafael precisa, ela resolveu criar a vaquinha. Não estar empregada no momento e a falta de plano de saúde também ajudaram na decisão.
A cirurgia que a criança precisa fazer custa treze mil reais, além das consultas e exames. Até o momento de publicação desta reportagem, R$ 4,2 mil haviam sido arrecadados.