metropoles.com

Luta contra câncer: 368 pessoas esperam na fila por radioterapia no DF

Além da fila da radioterapia, 12 pacientes esperam por braquiterapia, procedimento voltado apenas para tratamentos em partes íntimas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
paciente - Metrópoles
1 de 1 paciente - Metrópoles - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Edite Camargo de Souza (foto em destaque), 56 anos, não é única paciente diagnosticada com câncer à espera da radioterapia no Distrito Federal. Segundo um levantamento produzido pela Defensoria Pública (DPDF), 368 pessoas aguardam pelo mesmo tratamento, na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a maior parte dos pacientes, o tratamento precisa ser iniciado com urgência. De acordo com a pesquisa, 111 têm classificação vermelha. Ou seja, precisam de cuidado o quanto antes, sob risco de morte. Percentualmente, representam 30% da fila.

Além da radioterapia, também existe a fila da braquiterapia. É um tipo procedimento “interno”. É um tratamento local para apenas uma parte específica do corpo. Neste caso, 12 pessoas aguardam tratamento.

Edite aguarda por tratamento desde julho de 2023. Sem a radioterapia, o câncer na parte íntima avançou agressivamente. A paciente passou a sofrer fortes dores.

A parte intima foi tomada por uma ferida com odor forte, e marcada por secreções constantes. Apesar dos pedidos de tratamento e do sofrimento da paciente, a família não conseguia atendimento. Apenas dipirona foi recomendada.

3 imagens
Edite sofre dos efeitos de um câncer na parte íntima
A paciente sofre com forte dores e com um ferida crescente na região íntima
1 de 3

No DF, 368 pacientes com câncer aguardam na fila da radioterapia. A exemplo de dona Edite

Material cedido ao Metrópoles
2 de 3

Edite sofre dos efeitos de um câncer na parte íntima

Material cedido ao Metrópoles
3 de 3

A paciente sofre com forte dores e com um ferida crescente na região íntima

Material cedido ao Metrópoles

Diante da piora, a família buscou socorro no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Edite ficou na enfermaria e recebeu tratamento. Na terça-feira (27/02), recebeu alta e a indicação do começo do tratamento de radioterapia pela rede pública.

“A princípio fomos bem tratadas. Mas minha irmã ainda sofre muito. A ferida continua aberta e com secreção. Esperamos que desta vez ela receba a radioterapia”, contou Marizi Camargo de Souza, 65, irmã de Edite.

Lei desrespeitada

Segundo a Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, pacientes com neoplasia têm até 60 dias para iniciar tratamento. Ou seja, do ponto de vista legal, a demora no começo do tratamento de Edite está na contramão da legislação.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Saúde e com o Hospital Universitário de Brasília (HUB). A pasta afirmou que busca ampliar a oferta de vagas para radioterapia.

Segundo a Saúde, atualmente, são ofertadas, em média, 280 vagas por mês de radioterapia pelo DF. O número é dinâmico e pode variar.

As unidades que oferecem radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são : Hospital Universitário de Brasília, Hospital de Base e Hospital Regional de Taguatinga.

Pela rede complementar contratualizada: Hospital Santa Lúcia e o Instituto de Radioterapia de Taguatinga (IRT).

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh) informou que a gestão das filas e das vagas para consultas e tratamentos oncológicos é feita pela Secretaria de Saúde.

“Dessa forma, a unidade não tem gerência para se posicionar sobre o assunto”, argumentou, por nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?