metropoles.com

Luos é aprovada pela Comissão de Assuntos Fundiários da CLDF

Previsão é que lei seja votada em plenário no dia 11/12. Uniformização de normas de uso e ocupação do solo devem atingir 360 mil imóveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
Fachadas dos prédios públicos em Brasília – Brasília(DF), 23/09/2015
1 de 1 Fachadas dos prédios públicos em Brasília – Brasília(DF), 23/09/2015 - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

Por unanimidade, a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Câmara Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (5/12), o relatório final da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). O projeto de lei complementar (PLC) deverá ser levado ao plenário na próxima terça-feira (11). Serão necessários 13 votos dos 24 distritais para ser aprovado. A expectativa é que a lei uniformize 420 normas urbanísticas e beneficie cerca de 360 mil imóveis no DF.

A CAF analisou 85 emendas de parlamentares e uma do Executivo – o substitutivo com correções feitas por técnicos da Câmara Legislativa. Apenas 13 foram acolhidas. A previsão é que a matéria não tenha dificuldade em ser acolhida em plenário, mesmo diante de algumas declarações de oposição ao projeto.

“Na busca de consenso, a Luos caminhou para o bom-senso, pois não é possível agradar a todos. A relatora do projeto e a Casa têm sofrido muitas pressões. Por isso, estamos pedindo que não haja novas emendas de plenário, porque precisamos fazer análises em outras comissões para que possamos votar, como é consenso na próxima terça”, explicou o presidente da CLDF, Joe Valle (PDT).

“O consenso foi conquistado graças a mais de 30 reuniões que fizemos com técnicos e a população. Para não haver qualquer tipo de dúvidas, não coloquei nenhuma emenda minha e todas as que foram rejeitadas tiveram o parecer da unidade técnica”, defendeu a presidente da CAF, Telma Rufino.

O secretário de Gestão do Solo e Habitação, Thiago de Andrade, também destacou o trabalho técnico e apontou como positivo o apoio da futura gestão de Ibaneis Rocha (MDB). “Quanto mais apoio, melhor. Esse é um legado desta gestão, que se debruçou sobre o assunto”, declarou Thiago.

O relatório da presidente da CAF foi aprovado pelos deputados Lira (PHS), Rafael Prudente (MDB) e Robério Negreiros (PSD).

Ao todo foram apresentadas 104 emendas, incluindo a substitutiva de número 41, apresentada pelo Executivo, autor da matéria. O relatório foi construído com base no parecer da Unidade de Desenvolvimento Urbano, Rural e Meio Ambiente (UDA), acolhido integralmente pela presidente da CAF.

O PLC ainda será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Orçamento e Finanças (Ceof) e Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?