metropoles.com

Lulinha vence as eleições para Prefeitura da Cidade Ocidental

Candidato do PP venceu matematicamente por volta das 19h deste domingo (6/10). Ele recebeu mais de 18 mil votos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Redes sociais
Foto colorida de homem branco com cabelo curto
1 de 1 Foto colorida de homem branco com cabelo curto - Foto: Redes sociais

Com 18.164 votos, Lulinha (PP) vence as eleições para ocupar a prefeitura da Cidade Ocidental (GO). O resultado das eleições realizadas neste domingo (6/10) foram divulgados após o encerramento das votações, às 17h.

Com 100% das urnas apuradas, a chapa eleita recebeu 21.444 votos, o que corresponde a 63,87% dos votos válidos.

Em segundo lugar, com 12,1 mil votos, ficou Antônio Lima (UB). Apenas os dois disputavam o cargo de prefeito do município goiano.

Perfil do novo prefeito

Com a vitória, esse será o primeiro mandato de Luiz Gonzaga Viana Filho (PP), conhecido como Lulinha. Ele assume a dobradinha com o ex-prefeito Fábio Correa, que ocupava o cargo desde as eleições de 2016.

Nos oito anos que Correa esteve à frente da prefeitura da Cidade Ocidental, Lulinha foi o vice. O novo prefeito começou na política em 2008, quando se candidatou a vereador pelo PT. De lá para cá, Lulinha mudou de partido quatro vezes, como postulante do PRB, em 2016, e do PSC em 2020.

4 imagens
Lulinha - Cidade Ocidental
Lulinha - Cidade Ocidental
Lulinha - Cidade Ocidental
1 de 4

Lulinha - Cidade Ocidental

Redes sociais
2 de 4

Lulinha - Cidade Ocidental

Redes sociais
3 de 4

Lulinha - Cidade Ocidental

Redes sociais
4 de 4

Lulinha - Cidade Ocidental

Redes sociais

Na campanha, Lulinha prometeu ampliar o hospital municipal, com a realização de cirurgias eletivas de baixa complexidade e com um centro especializado para partos humanizados no hospital. Outra proposta foi a implantação de um laboratório de análises clínicas 24 horas.

Lulinha tem a missão de recuperar a confiança da população da Cidade Ocidental, após seu antecessor e colega ter sido afastado o cargo por ser alvo da Operação Ypervoli, conduzida pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). O Fábio Correa é suspeito de coordenar organização criminosa que fraudou licitações e superfaturou contratos com o município.

Problemas na Cidade Ocidental

Em 12 anos, a Cidade Ocidental teve um aumento de 64% da população. É o município que faz parte da Periferia Metropolitana de Brasília (PMB) com o maior crescimento populacional do período. É o que destaca um artigo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A pesquisa levou em consideração dados dos Censo de 2010 e de 2022. Nesse intervalo, a população saiu de 55.915 habitantes para 91.767.

O boom populacional repercute diretamente no número de demandas da população para o município. O aumento expressivo na quantidade de moradores também implica em um maior número de domicílios. Nessa dúzia de anos, o número de casas cresceu 145%, passando de 15.835 para 38.796 moradias.

No entanto, as ações de saneamento básico não se adequaram com o aumento da demanda. De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades, menos de 40% da população total tem acesso aos serviços de esgotamento sanitário.

A saúde pública do município também é um ponto que deve pesar na escolha do eleitor. Isso porque mais de 16% dos moradores usam a rede de saúde do Distrito Federal. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (Ipe-DF), que avaliou a relação do Entorno com o DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?