Lula x Bolsonaro: brasilienses lotam bares do DF em apuração de votos
Eleitores de Lula e de Bolsonaro ocuparam diversos bares do DF para acompanhar a apuração dos votos nas eleições presidenciais
atualizado
Compartilhar notícia
Em clima de festa e comemoração, brasilienses apoiadores dos presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) se reuniram, no final da tarde deste domingo (30/10), em bares do Distrito Federal para acompanhar a apuração dos votos do segundo turno nas eleições presidenciais de 2022.
Na Asa Sul, os eleitores do candidato à reeleição Bolsonaro marcaram encontro no bar Versão Brasileira, na 204 sul. Eles vestiam camisetas nas cores verde e amarela e, alguns, até usavam adereços como a bandeira do Brasil.
Usando as cores da bandeira do Brasil, o advogada Dyonny Oliveira, 48 anos, estava na companhia da esposa Eliane Brandão e de amigos. “A gente resolveu passar aqui no bar primeiro e depois vamos para a Esplanada dos Ministérios acompanhar o resultado. Tá todo mundo na expectativa, naquele clima de Copa, se divertindo, mas respeitando o adversário. Nada de violência por aqui, apenas exercendo a democracia”, contou ao Metrópoles.
Na área central de Brasília, apoiadores de Lula estavam reunidos no Birosca, bar localizado dentro do Conic. O estabelecimento instalou um telão para que os clientes pudessem acompanhar a apuração dos votos.
O estudante Udi Lyncon, 30 anos, estava na companhia de amigos, todos vestidos na cor vermelha e com bandeiras do Partido dos Trabalhadores. No primeiro turno, ele e os amigos tiveram receio de ir às ruas ver a apuração, mas se sentiram mais engajados nesta segunda etapa.
“A gente está se manifestando para não nos perdermos. A expectativa em relação ao resultado está alta. Engraçado que ninguém combinou de vir caracterizado da mesma maneira, o que acabou sendo um problema para nós nessa eleição, pois fomos acusados de boca de urna em uma zona eleitoral mais cedo”, relata Udi.
No Sudoeste, alguns apoiadores de Bolsonaro marcaram presença no Abençoado Bar e Restaurante. Quem esteve no local com amigas foi a professora de judô Sandra Regina Feitosa, 57 anos.
O grupo, assim como outros frequentadores do local, vestia camisetas do Brasil e estava bastante ansioso com o resultado. “Não aguentamos ficar assistindo a apuração em casa, o clima é de tensão pelo futuro do país. Aí resolvemos vir para esse bar com algumas bandeiras também para dar sorte”, comentou a professora de judô.
Asa Norte
O bar do Pardim, na 405 norte, mobilizou muitos eleitores de Lula que estavam ansiosos com o resultado da eleição. Por conta da grande aglomeração na quadra, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) precisou interditar a passagem de veículos no local e os apoiadores ocuparam a rua principal.
A estudante de psicologia Gabriela Guedes, 22 anos, decidiu ir para a Asa Norte, pois queria acompanhar o resultado ao lado de pessoas que também apoiam o mesmo candidato que ela. “Apesar de estar muito nervosa, eu já estou cantando vitória. O clima aqui é só festa, parece muito que o Brasil ganhou um hexa, só que na política”, diz Gabriela.
Bastante emocionada e ansiosa para o anúncio do resultado, a servidora pública Mônica Negrão, 44 anos, estava com familiares e amigos. “Acho que as eleições permitem a gente pensar em uma reconstrução do país. Todo mundo aqui está bastante animado, temos a convicção de vitória do nosso candidato”, conta.
Durante a apuração dos votos, os apoiadores também soltaram fogos de artifício na rua e trouxeram tambores. Para o professor Bernardo Borsato, 35 anos, é um momento de celebrar a democracia.
“É muita emoção saber que finalmente acabou esse período eleitoral. Estamos aqui celebrando em meio à pluralidade com a família e amigos”, comenta Bernardo.