Luiza Brunet inaugura praça em tributo a mulheres vítimas de violência
Inauguração da Praça Irmãs Mirabal é iniciativa da Embaixada da República Dominicana e teve participação da ativista Luiza Brunet
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quinta-feira (25/11), a ex-modelo e ativista Luiza Brunet participou da inauguração da Praça Irmãs Mirabal, em homenagem a mulheres vítimas de violência. A construção partiu de uma iniciativa da Embaixada da República Dominicana, em parceria com o Instituto Virada Feminina.
A inauguração ocorreu na data em que celebra-se o Dia Internacional de Não-Violência contra a Mulher. A praça leva o nome das irmãs dominicanas Mirabal, símbolo da luta contra violência às mulheres no país.
“Foram colocados três bustos dessas mulheres aqui, numa praça, que a gente pode sempre se lembrar das mulheres que morrem todos os dias e estão sempre na invisibilidade. São mulheres extraordinárias, que deixam um legado maravilhoso”, afirma Luiza.
Veja:
A praça fica localizada na Avenida das Nações, no Setor de Embaixadas Sul. De acordo com a embaixadora da República Dominicana, Patrícia Villegas de Jorge, a escolha do espaço público incentiva a visitação e o destaque permanente do tema da violência contra a mulher.
Irmãs Mirabal
As irmãs Mirabal foram violentamente assassinadas em 25 de novembro de 1960, durante o regime ditatorial de Rafael Leônidas Trujillo. Sob o codinome “Las Mariposas”, Minerva, Pátria e Maria Tereza foram perseguidas e presas após atividades de oposição ao governo.
A morte das irmãs, a mando do presidente Trujillo provocou grande comoção na população dominicana. Hoje, elas são símbolo da luta contra a violência contra a mulher.