Loba-guará resgatada em 2020, após a morte da mãe, é solta na natureza
Apelidada de Pequi, loba foi liberada na tarde de segunda-feira (17/4) em uma área de 800 hectares de Cerrado
atualizado
Compartilhar notícia
Apelidada de Pequi, uma loba-guará que recebeu cuidados ao longo de dois anos retornou nesta segunda-feira (17/4) ao seu habitat natural, em uma área de 800 hectares de Cerrado.
Ela foi resgatada na Bahia, junto com outros quatro filhotes, depois que a mãe foi encontrada morta, em junho de 2020.
O projeto de soltura faz parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação da espécie, que é coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Os animais resgatados receberam acolhimento inicial no Zoológico de Brasília. Enquanto Pequi foi solta, seus irmãos seguem colaborando com outros projetos de conservação da espécie no estado da Bahia.
A loba recebeu cuidados de mais de 30 técnicos da ONG Jaguaracambé. Os profissionais se dedicaram por mais de 24 meses para que o contato de Pequi com o meio externo fosse o mais natural e seguro possíveis.
Alimentação com frutos do Cerrado, pouco contato com humanos e um período longo de adaptação foram cruciais para que ela estivesse preparada para a soltura.
Pequi será monitorada por meio de um rádio-colar instalado em seu pescoço, que enviará aos especialistas, a cada hora do dia, a localização em satélite por onde a loba passou. O equipamento permite que a equipe receba um mapeamento com esses dados quatro vezes por dia.
Com informações da Agência Brasília.