Lista dos 29 exonerados do GSI tem 3 PMs e um bombeiro militar do DF
Exonerações no GSI, feitas para “renovar” Gabinete por ordem de Lula, retiraram de posto major e sargentos da PM e dos bombeiros do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Entre os 29 exonerados do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) nesta quarta-feira (26/4), quatro servidores são da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Um major e três sargentos perderam o posto após ato do ministro interino do órgão, Ricardo Cappelli.
Da PMDF, foram exonerados o major Wagner Bruno Alves de Oliveira, que ocupava um cargo de chefia; o primeiro-sargento Emivaldo José da Silva; e o terceiro-sargento João Luiz Sapucaia Vinhas. Já entre os exonerados do Corpo de Bombeiros do DF, está o primeiro-sargento Wendell Teófilo da Silva Soares.
As mudanças fazem parte de uma “renovação no GSI”, termo usado pelo próprio Cappelli, sob ordem direta do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao todo foram 29 exonerados, sendo três dos quatro secretários nacionais que atuavam no Gabinete e outros 26 servidores que ocupavam postos de direção.
Demos cumprimento hoje à determinação do presidente @LulaOficial de acelerar o processo de renovação do GSI.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) April 26, 2023
No começo da semana, o ministro interino do GSI afirmou que 35% do quadro de funcionários do órgão já havia sido substituído desde o início do governo. Segundo Capelli, uma das orientações do presidente Lula é acelerar esse processo de renovação.