Linhas de ônibus para Entorno do DF terão bilhetagem automática
Anúncio foi publicado pela Secretaria de Mobilidade (Semob) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (10/2)
atualizado
Compartilhar notícia
As 396 linhas de ônibus que interligam o Entorno ao Distrito Federal terão sistema de bilhetagem automática. Há mais de um ano, a melhoria havia sido prometida pela Secretaria de Mobilidade (Semob). De acordo com publicação do Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta-feira (10/2), as empresas responsáveis têm 150 dias para instalar os equipamentos que permitam a cobrança das passagens por meio de cartão.
O Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Entorno vai permitir o pagamento das viagens no serviço de transporte semiurbano e, com o mesmo cartão, possibilitará a cobrança de passagens no transporte público coletivo do DF, inclusive o metrô.
De acordo com o secretário da pasta, Valter Casimiro, a integração permitirá análise melhor da logística das viagens e do futuro desenvolvimento do serviço. “O objetivo do SBA Semiurbano é oferecer um serviço adequado às necessidades de deslocamento da população do Entorno de Brasília e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, detalha.
Confira na íntegra a publicação da portaria da Secretaria de Mobilidade:
Segundo a pasta, será possível planejar e fiscalizar a prestação de serviços das operadoras do transporte rodoviário ao Entorno. O sistema armazenará os dados dos veículos, a regularidade das viagens e a quantidade de passageiros transportados, por categoria.
As empresas fornecedoras da tecnologias necessárias ao funcionamento da melhoria têm 60 dias para apresentar os contratos à Semob. Os documentos serão submetidos à análise.
O Banco de Brasília (BRB) é a instituição responsável pelos cadastros de usuários, pela comercialização dos cartões e pela gestão da bilhetagem eletrônica do Entorno.