metropoles.com

Líder do DCE do UniCeub quebra quarentena, faz balada e é atacado na web

Aluno da universidade, Rafael Calixto atribuiu críticas a “hipócritas” que participaram de várias manifestações em Brasília nos últimos dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Rafael Calixto
1 de 1 Rafael Calixto - Foto: Arquivo pessoal

Presidente do Diretório Central dos Estudantes do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Rafael Calixto passou a ser vítima de agressões nas redes sociais após protagonizar um vídeo gravado durante um churrasco de despedida, realizado em Brasília na última terça-feira (16/06), portanto, em pleno vigor das regras de quarentena decretadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Ao Metrópoles, o rapaz alegou estar sendo alvo de “hipocrisia”.

O material foi postado na conta do próprio universitário, mas acabou viralizando em outros perfis sob acusação de desrespeito à pandemia da Covid-19. Ele alega ter preparado uma festa de despedida, já que decidiu ficar três meses fora do Distrito Federal para realizar atividades pessoais, assim que o mandato chegar ao fim. Isso deve ocorrer no retorno das atividades presenciais da instituição de ensino.

Nas imagens compartilhadas, o líder estudantil aparece cantando músicas em companhia de uma dupla sertaneja e, ao fundo, é possível enxergar um grupo formado por mais de 20 amigos reunidos na mesma mesa e sem o uso de nenhum tipo de equipamento de proteção. Os convidados também não adotaram o distanciamento social como forma de prevenção contra o novo coronavírus.

O vídeo foi republicado na conta de um perfil especialista em denunciar casos de pessoas que quebraram a quarentena. Após virar protagonista na página de autoria anônima Exposed das aglomerações, no Instagram, Rafael Calixto recebeu uma avalanche de críticas. A maior parte delas por ter desconsiderado o grande número de óbitos registrados pela doença no DF, no Brasil e no mundo.

Veja o vídeo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

De acordo com a nossa fonte, esse é o Presidente do DCE DO CEUB. Grande exemplo de mal caratismo em altos cargos. @rafaelcalixto22

Uma publicação compartilhada por ?Exposed das aglomerações? (@_.covidbsb._) em

Críticas

“Mau caratismo tem nome, e endereço e arroba”, escreveu uma universitária. “Revoltante mesmo é ele ser o primeiro a comentar fazendo deboche da situação como se a crise sanitária, o isolamento e mais de 40 mil mortos não fossem nada. Rafael, respeite as famílias das vítimas!”, completou outro. “Esse é o cara que usa o Instagram pra criticar o movimento antifascista. Já era de se esperar um comportamento lixo desse”, continuou um terceiro.

A reportagem procurou o presidente do DCE para garantir espaço ao contraditório sobre o episódio. À coluna, Calixto confirmou que o vídeo é recente e que foi gravado por ele próprio. Depois, publicou em seu perfil, que é de acesso fechado – só acessa o conteúdo quem ele mesmo autoriza. Segundo o líder estudantil, a festa foi, na verdade, uma reunião de despedida dele.

“Olha, realmente rolou, sim. Foi uma reunião com mais ou menos uns 20 amigos. Todo mundo que estava ali tinha feito o teste do coronavírus. Decidi reunir amigos mais próximos na casa de um deles porque vou ficar três meses fora, no Sul, e queria me despedir de quem eu gosto de verdade. Não tinha ninguém com sintoma, nem pertencente a grupos de risco”, garantiu.

Segundo o número um do Diretório Acadêmico do UniCeub, os ataques partiram de pessoas “hipócritas” e as acusou de também terem quebrado a quarentena. “O que estão fazendo é um ato político. Aquele Rafael do vídeo nada tinha de institucional, nada tinha a ver com o DCE. Éramos eu e amigos. Ponto. Só quero salientar que muitos comentários são de pessoas hipócritas, que frequentaram as últimas manifestações na Esplanada, tanto pró ou contra o governo de Jair Bolsonaro”, finalizou.

Mais resposta

Pela internet, no seu perfil pessoal, Calixto acrescentou que não deveria responder a quem acha bonito a política de “cancelamento” de pessoas. “Esses mesmos são os que cumprem a quarentena com a empregada andando de ônibus lotado e vão para o shopping passear, sem falar que para eles a quarentena tem escala de hora para contaminar, defendem coisas sem nexo, reproduzem o que veem na TV, sem base científica alguma”, reforçou.

Procurado, o DCE do UniCeub afirmou que não comentará sobre a vida pessoal do presidente.

Também acionado pela coluna, o Centro Universitário de Brasília (UniCeub) preferiu não se manifestar.

3 imagens
Pela quarta vez ele dirige a organização estudantil
O UniCeub perdeu benefício tributário de pagamento do ISS
1 de 3

Rafael Calixto, presidente do DCE do UniCeub

Arquivo pessoal
2 de 3

Pela quarta vez ele dirige a organização estudantil

Facebook/Reprodução
3 de 3

O UniCeub perdeu benefício tributário de pagamento do ISS

Uniceub/Divulgação

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?