metropoles.com

Líder da Gangue do Rolex é preso com relógios avaliados em R$ 600 mil

Gangue do Rolex é responsável por ao menos cinco assaltos no DF em 2023. Líder foi preso em Pernambuco nesta quinta-feira (7/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Divulgação
gangue do rolex
1 de 1 gangue do rolex - Foto: PCDF/Divulgação

O líder da “Gangue do Rolex”, especializada em roubos de relógios de luxo em Brasília e outras grandes cidades do país, foi preso nesta quinta-feira (7/11), no Recife (PE). O homem de 32 anos possuía quatro relógios da marca Rolex —  cada um avaliado em R$ 150 mil.

Outros quatro integrantes da quadrilha, de idades entre 23 e 32 anos, também foram detidos nesta manhã: dois no Distrito Federal e outra dupla em São Paulo.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpre oito mandados de prisão preventiva e oito ordens de busca e apreensão nesta terça. As ações fazem parte da Operação Cartada Final, deflagrada por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), com o apoio das polícias civis de São Paulo e Pernambuco.

Quadrilha organizada

Responsável por ao menos cinco assaltos no DF em 2023, a “Gangue do Rolex” funcionava organizadamente em várias capitais do país, especialmente em áreas nobres e de alto poder aquisitivo.

O grupo se dividia na hora hora da ação, e cada integrante possui funções específicas: havia os olheiros, que identificavam as vítimas, e executores, que realizavam os roubos de maneira rápida e violenta.

De acordo com a PCDF, a quadrilha escolhia as vítimas com base em sinais de riqueza, como veículos de luxo e vestimentas sofisticadas. As abordagens eram realizadas em áreas movimentadas, e os criminosos utilizavam motocicletas com placas adulteradas e veículos de apoio para facilitar a fuga. O executor frequentemente se disfarçava de motoboy ou entregador.

Residentes da capital federal, dois dos integrantes da quadrilha foram identificados como peças-chave para o suporte logístico do grupo, responsáveis por oferecer hospedagem, motocicletas e armamentos aos comparsas oriundos de Taboão da Serra (SP).

Os integrantes utilizavam aplicativos de mensagens para comunicação e coordenar as ações em tempo real, o que permitia abordagens abruptas e intimidadoras das vítimas, sempre com o uso de armas de fogo.

Muitos dos assaltos ainda aconteceram enquanto as vítimas estavam paradas em semáforos, o que aumenta o risco de situações potencialmente trágicas em caso de resistência.

A dinâmica eleva de forma significativa o risco de evolução para latrocínio — roubo seguido de morte — , uma vez que a pressão para rápida execução dos crimes, aliada ao uso de armas, torna qualquer tentativa de reação extremamente perigosa.

Já os relógios roubados, são encaminhados a uma rede de receptadores, com ligações até mesmo internacionais, o que dificulta a recuperação dos bens.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?