Licitações: Ibaneis denuncia “máfia” entre empresas e servidores
Governador disse que está reunindo a documentação e vai acionar o Ministério Público
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou na manhã desta terça-feira (03/03) da inauguração do Na Hora Perícia Médica Federal no DF. Na oportunidade, o chefe do Executivo local denunciou que existe uma “máfia” dentro do sistema de licitações e contratos na capital da República. Ele acusa empresas e servidores de fazer parte de um esquema.
De acordo com o emedebista, empresas não apresentam propostas em licitações e ficam esperando as contratações emergenciais, nas quais oferecem valores superiores para executar os serviços.
Isso ocorreu, por exemplo, com a merenda escolar. Segundo Ibaneis, foi lançada a compra do frango para as escolas e nenhuma empresa se apresentou. Porém, quando veio a licitação emergencial, uma das interessadas colocou proposta 10% acima.
O governador disse que o GDF tem encontrado dificuldades nos processos licitatórios e isso vem sendo apontado pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF) há muitos anos. “Tanto que as prestações de conta dos governos apontam a questão de pagamento sem cobertura contratual. Muitos pagamentos indenizatórios”, ressaltou.
E prosseguiu: “Essas dificuldades estão vinculadas a grupos que estão atuando dentro das secretarias. Em especial, as de Saúde e Educação. Todas as vezes que nós identificamos, exoneramos servidores. Só que está chegando a um ponto muito grave que merece realmente uma apuração dos órgãos de segurança e do MPDFT”, afirmou.
O governador disse que o governo está montando dossiês com os processos antigos para que o Ministério Público possa avaliar a correção e, se for o caso, abrir apuração.
“Não estou acusando ninguém. Só estou dizendo que, pelas dificuldades em realizar as licitações, tenho notado que tem alguma coisa muito incrustrada. Eu como um homem experiente na área do direito não vou deixar isso permanecer dentro do nosso governo”, afirmou Ibaneis Rocha.
Inaugurado nesta terça, o Na Hora Perícia Médica Federal é o primeiro do tipo a funcionar no Brasil. Todos os segurados do INSS que necessitem marcar perícia médica para obter afastamento de trabalho podem utilizar o serviço, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
O objetivo principal é fazer com que o cidadão não precise reagendar perícias, caso algum médico especialista falte. Se isso acontecer, o serviço será distribuído para um outro profissional.