Leite materno está em falta na rede pública do DF. Saiba como e onde doar
Na Semana Mundial da Amamentação, entidades públicas reforçam o pedido à população para abastecer os 14 bancos na capital do país
atualizado
Compartilhar notícia
Com a reserva de bancos de leite da rede pública em baixa, instituições do DF fomentam a doação por parte da população durante a Semana Mundial de Amamentação.
No período que teve início no último sábado (1º/8) e se encerra nessa sexta-feira (7/8), especialistas reforçam a importância das doações diante do cenário de escassez do alimento, que é essencial para bebês internados nos hospitais da cidade.
“Para fazer a doação, é simples. Basta se cadastrar no site ou aplicativo Amamenta Brasília ou ligar no telefone 160, opção 4”. explica a enfermeira responsável pelo Banco de Leite do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Terjane Machado.
Toda mulher que esteja amamentando é potencial doadora. Os cuidados com o leite materno são simples. Deve ser depositado num pote de vidro com tampa plástica, conservado no congelador e, então, chamar equipe do Corpo de Bombeiros do DF para realizar a coleta na casa da própria doadora.
A coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Bando de Leite Humano do Distrito Federal, Miriam Santos, destaca que não há alimento melhor para crianças que leite materno. “É o padrão-ouro da alimentação infantil. Para os que estão internados, é de extrema importância para a recuperação da saúde. Portanto, precisamos melhorar nossos estoques”, afirma.
Confira abaixo os telefones e endereços dos 14 bancos de leite espalhados pelo DF: