metropoles.com

Lei que obriga aula de educação física para todos os alunos é suspensa

Liminar do Conselho Especial de Justiça do TJDFT suspende a obrigatoriedade da disciplina em todos os níveis de ensino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GIOVANNA BEMBOM/METRÓPOLES
tjdft
1 de 1 tjdft - Foto: GIOVANNA BEMBOM/METRÓPOLES

O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) deferiu, por unanimidade, liminar que suspende a obrigatoriedade das aulas de educação física em todos os níveis de ensino. Também fica interrompida a norma que assegura exclusivamente ao professor licenciado a docência da disciplina. A decisão vale até o julgamento de mérito da ação direta de inconstitucionalidade acerca da Lei Distrital 5.884/2017.

Na ADI, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) alega que há invasão da competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação, bem como ofende iniciativa reservada ao chefe do Poder Executivo, ao criar obrigações e interferir nas atribuições de órgãos e entidades da administração pública distrital. Assim, pede a suspensão da eficácia da norma, até o julgamento final da ação, uma vez que a lei gera repercussões financeiras e orçamentárias para o GDF.

A Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal questionou a ação ao afirmar que a norma está em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei federal 9.394/1996) e que não houve ofensa à iniciativa reservada ao Chefe do Executivo, pois a lei não inovou as atribuições previstas para a Secretaria de Estado de Educação. Defendeu ainda a não concessão da liminar, sob o argumento de que a aplicação da norma depende de regulamentação futura pelo Poder Executivo.

Segundo o relator, ao estabelecer a obrigatoriedade da disciplina para todos os níveis e modalidades de educação e ensino, a Lei Distrital 5.884/2017 “ampliou significativamente o âmbito do ensino curricular obrigatório da educação física, em contraposição à regra geral imposta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a qual prevê a obrigatoriedade apenas na educação básica”.

Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?