Lei obriga áudio nos leitores de código de barras de comércios do DF
Lei sancionada quer acessibilidade para pessoas com deficiência ainda não tem data para ser regulamentada
atualizado
Compartilhar notícia
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), sancionou uma lei que obriga comércios com leitor de código de barras a instalarem um dispositivo de áudio. A legislação, proposta pelo deputado distrital Iolando (MDB), tem como objetivo aumentar a acessibilidade para pessoas com deficiência.
De acordo com o texto, junto a todo equipamento de leitura óptica de código de barras para consulta do preço de produtos em comércios, será obrigatória a instalação de dispositivo de áudio para reprodução sonora do preço consultado.
“Essa medida é essencial para garantir que pessoas com deficiência visual ou com dificuldades de leitura possam ter acesso independente e digno a informações essenciais durante suas compras”, afirmou Iolando.
Na sanção, no entanto, Celina vetou o artigo que dá ao Poder Executivo 90 dias para regulamentar a lei. Com isso, a legislação entra em vigor, mas ainda não há regulamentação nem prazo. Iolando deve propor a derrubada do veto na retomada dos trabalhos na Câmara Legislativa (CLDF).