metropoles.com

Lei do Uber será sancionada nesta terça-feira (2/8)

Não haverá limitação no número de veículos nas ruas, conforme antecipou o Metrópoles na semana passada. Regulamentação tem 90 dias para ser elaborada após a sanção da norma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
uber, rodrigo rollemberg
1 de 1 uber, rodrigo rollemberg - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Está previsto para esta terça-feira (2/8) o fim da novela sobre a autorização dos aplicativos de transporte individual privado, como o Uber, no Distrito Federal. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) deve anunciar, em entrevista coletiva, às 9h, no Salão Branco do Palácio do Buriti, a sanção do Projeto de Lei n° 777/2015. Embora o Legislativo tenha jogado para o Executivo a responsabilidade de limitar o número de carros nas ruas do DF, a Secretaria de Mobilidade garantiu que não haverá restrição. A proposição ainda deve sofrer outras alterações na redação, e a regulamentação tem 90 dias para ser elaborada após a sanção da lei.

Como efeito prático, a alegação de que o transporte é irregular deixa de existir. Além disso, muda-se a ideia original de que um veículo só poderia ser conduzido por uma pessoa. Os carros poderão ter dois condutores. No texto, não há a previsão de pagamento em dinheiro pelo serviço, como ocorre hoje em São Paulo.

A sanção acontece pouco mais de um mês depois da votação sobre o tema na Câmara Legislativa. “Não limitar é a grande vitória dessa sanção. A nossa principal bandeira era essa. Sem a limitação, o mercado se regula. Se o aplicativo for injusto com os motoristas, outros surgirão e se estabelece um ambiente de concorrência que é saudável”, afirmou o deputado professor Israel Batista (PV), que presidiu a  Frente Parlamentar em Defesa da Utilização de Aplicativos para o Transporte Individual de Passageiros.

Depois da assinatura, serão estudados fatores como a cobrança de impostos, que virão com a regulamentação da lei. “É um sistema novo e estamos com estudos bem avançados. Vamos ter que aguardar até amanhã (terça), na coletiva, para o governador anunciar as novidades”, afirmou o secretário de Mobilidade do DF, Marcos Dantas.

O secretário adjunto de Trabalho e Empreendedorismo, Thiago Jarjour, participou das discussões da regulamentação desde quando o serviço começou a ser prestado no DF. Segundo ele, é um compromisso do governador não ter limitação no número de veículos. “Qualquer tipo de limitação vai contra o conceito de economia compartilhada. O mercado se regula”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?