metropoles.com

Lei do DF garante tratamento psicológico e psiquiátrico pós-Covid

Unidades de saúde e escolas da rede pública do DF devem prestar orientações pertinentes a pacientes, alunos e familiares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
enfermeira com máscara no hospital de base
1 de 1 enfermeira com máscara no hospital de base - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, pânico e tendências suicidas são transtornos que podem ser causados ou agravados pelo isolamento social durante a pandemia da Covid-19. A Lei nº 6.838/21, de autoria do deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC), sancionada nesta quarta-feira (28/4) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), estabelece diretrizes e estratégias para divulgação, orientação e tratamento psicológico e psiquiátrico das pessoas acometidas por esses transtornos.

A norma aparece publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

De acordo com o ato normativo, as redes públicas de saúde e ensino deverão orientar pacientes, estudantes e familiares sobre características e sintomas de distúrbios, como transtorno de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e tendências suicidas, decorrentes da quarentena.

Veja a íntegra da publicação:
2 imagens
1 de 2

2 de 2

Reprodução/DODF

As instituições também são responsáveis por facilitar o acesso à assistência em saúde mental em órgãos públicos.

“De acordo com pesquisadores, durante epidemias, o número de pessoas que desenvolve distúrbios psíquicos tende a ser maior do que o das que são afetadas pelo processo infeccioso. Sabemos que o evento trágico da pandemia deve passar, contudo, os males emocionais não vão embora. Sentimentos e sintomas de sofrimento psíquico podem levar a transtornos graves que permanecem em muitas pessoas, por muitos anos”, justificou o autor da matéria.

Entre as estratégias de enfrentamento aos transtornos, estão: apoiar no retorno à rotina e na reintegração às atividades de recuperados e das famílias dos que faleceram; intervenção especializada para pessoas que desenvolverem patologias a médio ou longo prazos, principalmente depressão, estresse pós-traumático, psicose, medo, ansiedade, alcoolismo ou outras dependências e fatores de vulnerabilidade; capacitar equipes para atuarem na recuperação e na atenção à saúde mental dos que trabalham na linha de frente; entre outras.

A lei entra em vigor na data da publicação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?