metropoles.com

Nova lei: DF adota cartilha que ajuda menores a identificarem abusos

Objetivo é ensinar sobre o tema de forma simples, para que crianças e adolescentes reconheçam violências e se protejam de abusos e agressões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Criança de perfil - Metrópoles
1 de 1 Criança de perfil - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Política Intersetorial de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes do Distrito Federal passa a contar, a partir desta quinta-feira (28/11), com a cartilha “Eu Me Protejo Porque o Corpo é Só Meu”. A lei que estabelece a medida consta na edição mais recente do Diário Oficial (DODF).

A cartilha visa instruir crianças a reconhecerem sinais de abuso ou outros tipos de violência na infância e se protegerem desses crimes. Por meio de linguagem simples e desenhos universais, a cartilha educativa também orienta as vítimas a buscarem ajuda.

Confira a cartilha na íntegra neste link e abaixo:

Cartilha “Eu me protejo por… by Thalita Vasconcelos

A nova lei determina que os estabelecimentos integrantes da Rede Intersetorial de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes do Distrito Federal afixem cartazes em locais visíveis ao público com o texto: “Eu Me Protejo Porque o Corpo é Só Meu”, além do número, do ano e da autoria da lei. O banner poderá ser substituído por mídias digitais ou audíveis.

Além disso, a norma determina que o Executivo local, via secretarias de Educação; Justiça e Cidadania; da Pessoa com Deficiência; de Saúde; de Desenvolvimento Social; e de Direitos Humanos divulguem e disponibilizem em formato digital, nos respectivos sites, a cartilha “Eu Me Protejo Porque o Corpo é Só Meu”.

O poder público, por meio do órgão competente, ainda deverá firmar parcerias e convênios com os poderes Legislativo e Judiciário, além de entidades e instituições governamentais e não governamentais, para impressão das cartilhas e a distribuição gratuita delas.

O informativo também deverá ser entregue no Dia Distrital de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, acompanhado de campanhas educativas para sensibilização sobre esses crimes e prevenção a eles.

O projeto que deu origem a lei, sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), é de autoria do deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?